Aristóteles se tornou filósofo influenciado pela profissão de seu pai, que era médico, por isso ele viu o homem como um organismo. Freud se tornou psicanalista, aliás o primeiro psicanalista, após estudar fisiologia nervosa, por isso ele viu a psique como o sistema hidráulico da libido (desejo). Aristóteles e Freud morreram antes da invenção da computação. Se ainda estivessem vivos, creio que teriam abandonado essas visões para investir na visão do cérebro como um computador.
Todo ser humano deveria estudar computação. Não para aprender a usar um computador, mas para aprender a usar o próprio cérebro. Todo ser humano vive através do cérebro. Então, assim como é preciso conhecer o funcionamento do windows para navegar pela internet, também é preciso conhecer o funcionamento do cérebro para viver.
O entendimento dos conceitos de computação facilitam muito o entendimento dos conceitos de autoconhecimento. Por exemplo, todo o platonismo pode ser explicado através do termo: realidade virtual. O processo do pensamento pode ser explicado através dos termos: input e output. E por ai vai! Não vou enunciar todas as analogias aqui, vou explicar duas: open source e closed sorce.
Um programa de computador (aplicativo) pode ser de código aberto (open sorce) ou código fechado (closed source). Um aplicativo de código fechado é impossível de ser alterado. O windows, por exemplo, é closed source. Um aplicativo de código aberto pode ser alterado. O linux, por exemplo, é open source, ou seja, pode ser alterado.
O ser humano é simultaneamente open souce e closed source. A natureza humana é closed source, ou seja, não pode ser alterada. Por isso não importa o que você faça, você nunca deixará de ser humano. Por outro lado, a mentalidade de cada ser humano é open source. Por isso você não é a mesma pessoa de 20 anos atrás e nem a mesma da semana passada.
O fato da sua mentalidade ser open source é um privilégio humano. Uma abelha, por exemplo, é closed source. Uma abelha nasce programada para fazer mel e não tem outra opção. Um ser humano pode se programar para funcionar como quiser. Se você quiser ser padeiro, ou astronauta, ou comediante, ou dançarino, ou nadador, ou agricultor, ou veterinário, etc, basta você se programar para isso. Você é open source.
Mas se você não se programar, se não assumir a responsabilidade pela gestão da sua mentalidade, você será inevitavelmente programado pelos outros. Você é open source, então, você tanto pode se programar como os outros podem programar você. O problema do segundo caso é que os outros ignoram sua unicidade, logo, irão lhe programar em desacordo com ela e você viverá mal.
Milhões de seres humanos vivem mal por possuírem mentalidades em desacordo com suas unicidades. Se você sofre com sua mentalidade, é sinal que ela está em desacordo. Provavelmente ela foi programada por seus pais, ou seus amigos, ou sua sociedade, ou tudo isso junto. Não importa. Já foi. Já está programada.
Mas você é open source, então, você pode reprogramá-la. O primeiro passo é assumir essa responsabilidade. O segundo passo é ficar consciente do seu funcionamento mental, ou seja, praticar auto-observação para adquirir autoconhecimento.