Bicho não se preocupa. Planta não se preocupa. Pedra não se preocupa. Mas você, ser humano, raça superior, criatura mais inteligente do planeta, tem uma única ocupação: a preocupação. E por que? Com o que você se preocupa tanto? Você pelo menos sabe o que é se preocupar?
Se preocupar é se ocupar virtualmente, ou seja, pensar. É por isso que bichos, plantas e pedras não se preocupam com nada, eles não possuem a capacidade de pensar. A capacidade de pensar explica a diferença entre você e um pé de alface, mas ainda não explica porque você se preocupa, não explica o motivo. A todo instante você está pensando. Com que propósito? Qual é a finalidade? Pra que você pensa?
Você pensa para analisar e entender. Entender é fundamental para agir. Se você não for capaz de entender a diferença entre uma xícara e um penico, por exemplo, vai acabar bebendo xixi. Mas e daí? Qual é o problema de beber xixi? O problema é que você não quer beber xixi. Tem coisas que você quer e tem coisas que você não quer. Agora começa a ficar claro porque você se preocupa tanto.
De alguma forma sua preocupação está ligada com o que você quer e não quer. De que forma? Sua preocupação está ligada com o que você quer e não quer experimentar no futuro. Sim, tem coisas que você quer e tem coisas que você não quer experimentar no futuro. Mas e daí? Por que se preocupar? Porque seu próximo futuro será o resultado da opção que você fizer agora, e o próximo será o resultado da opção que você fizer agora, e assim por diante.
Entendeu agora porque você se preocupa tanto? Seu futuro depende do seu arbítrio. Você sabe que se você optar mal, você acabará experimentando um futuro indesejado (que não quer). Sendo que optar é algo que você faz ininterruptamente, você vive ininterruptamente preocupado. Eis o xis da preocupação: optar. Você vive preocupado porque tem arbítrio.