Inteligência não é consciência

A ideia de que o computador vai desenvolver consciência aumentando sua memória e a complexidade da sua programação é o velho equívoco materialista de que a consciência é produto do funcionamento do cérebro. Assim como é impossível criar vida, também é impossível criar consciência. E nem precisa: tudo no universo tem vida e consciência. 

O computador já tem consciência. Até uma calculadora mequetrefe de 1,99 tem consciência. Se não tivesse, não teria como saber a diferença entre zero e um. O que o computador está desenvolvendo, que recebe o nome de IA, é inteligência, e não consciência. Quando você estuda, pensa e aprende, está fazendo o mesmo que um computador: desenvolvendo sua inteligência. 

Consciência não se desenvolve. Consciência é como a visão: quando você é cego, não adianta estudar para adquirir visão, não adianta ler mil livros — não é uma questão de inteligência. Só que, no caso da consciência, não existe cegueira, o que existe é adormecimento. Você é uma consciência adormecida. Então, para sair da ignorância, basta despertar a consciência. 

E como despertar a consciência? Lendo os livros da 1ficina? Não! Praticando autociência. Os livros da 1ficina são um auxílio na prática da autociência. Mas você não precisa ler livros para praticar autociência, você só precisa ler a si mesmo.