LIVROS

*Os livros estão na ordem de leitura recomendada.


LIVROS EXTRAS

VOLTO JÁ

18/05/2021 by in category Filmes with 0 and 0

ANÁLISE AUTOCIENTÍFICA DO FILME VOLTO JÁ

Pense numa pessoa que você ama muito. Vamos supor que, sem que você saiba, essa pessoa seja substituída por um robô de aparência idêntica a pessoa original que se comportasse de forma idêntica a pessoa original. Você continuaria amando esse robô como se fosse a pessoa original? Claro que sim! Mas por que se o robô não é a pessoa e seu amor é pela pessoa?

Ora, porque seu amor nunca foi e nunca será pelo outro e sim pela felicidade que você experimenta em si durante sua convivência com o outro.

O que você busca no outro, nunca esteve e nunca estará no outro. Quando o outro te beija, por exemplo, e você experimenta felicidade, essa felicidade não saiu da boca do outro e entrou na sua, foi produzida inteiramente dentro de você, pelo seu sistema emocional.

Claro que você precisa do estímulo do outro para que seu sistema emocional produza a felicidade, mas isso não significa que você ame o outro, o que você ama é a felicidade, tanto que se o outro lhe estimular sofrimento, você imediatamente deixa de amá-lo e começa a odiá-lo.

O filme Volto Já oferece um ótimo exemplo para essa reflexão e entendimento. E não se preocupe que você deixará de amar quem você ama, você nunca amou.

© 2021 · 1FICINA · Marcelo Ferrari