VOCÊ ACREDITA EM DEUS?

12/10/2020 by in category Textos tagged as with 0 and 0

Um rapaz solicitou amizade no facebook. Fui olhar o perfil dele para ver se tínhamos amigos em comum e quais. Faço isso para ter uma ideia de qual é o interesse da pessoa por mim. Não tínhamos nenhum amigo em comum. Achei estranho. Era um rapaz religioso, daqueles bem vestidos, que usam camisa branca de abotoar, gravata e tudo mais. Achei mais estranho ainda. Talvez fosse um religioso interessado no trabalho da 1ficina. Talvez fosse um Testemunha de Jeová que não pode mais tocar a campainha e conversar na porta por causa da pandemia. Não tinha como saber se era isso ou aquilo. Aceitei a amizade.

Pouco tempo depois, o rapaz entrou em contato pelo Messenger e perguntou se eu acreditava em Deus e em Jesus Cristo. Pensei em desfazer a amizade para evitar ouvir o sermão. Depois, pensei que era uma oportunidade de estudo de caso. Poderia questionar a crença em Deus do rapaz e ver os argumentos dele. Foi o que fiz. Segue a transcrição da conversa. Ele me enviou áudios também, vou colocar o resumo dos áudios em texto.

MISSIONÁRIO: Sou um missionário. Sei que é estranho entrar em contato do nada, mas tenho uma mensagem muito especial para você. Você acredita em Deus e seu filho Jesus Cristo?

MISSIONÁRIO: Sou um missionário. Sei que é estranho mandar mensagem do nada, mas tenho uma mensagem muito especial para você. Você acredita em Deus e seu filho Jesus Cristo?

— Salve! Antes de lhe responder, me responda duas perguntas: 1) Que diferença faz acreditar ou não acreditar no que quer que seja? 2) Me explica o que é deus. Se você está me perguntando sobre Deus, suponho que saiba do que está falando. Então, se sabe, me explica.

MISSIONÁRIO: Faz muita diferença, pois muitos ainda não conhecem realmente a verdade sobre o criador que é nosso Pai Celestial.

— Eu acredito que jogando os números 1, 2, 3, 4, 5, 6 na megasena, eu vou ganhar. Eu vou até a casa lotérica e faço a aposta. Uma semana depois acontece o sorteio e eu descubro se o que acreditei era verdade de fato. Analogamente, se eu acreditar em Deus, quando e como descubro se o que estou acreditando é verdade de fato?

MISSIONÁRIO: Orando. Deus responde em oração. (transcrição simplificada da resposta em áudio)

— Supondo que eu receba uma carta ou mensagem de Deus, como eu sei que essa carta ou mensagem recebida é de Deus mesmo? O que garante que é uma carta ou mensagem de Deus e não de qualquer outro remetente?

MISSIONÁRIO: Por isso digo que tudo depende de um testemunho. Suas perguntas são ótimas. Sua resposta está a uma oração de distância. Quero te ajudar a ter uma comunicação com o pai celestial. Essa comunicação vem por orações. Se você visitar as igrejas e perguntar para seis líderes: essa é a Igreja verdadeira? A resposta vai ser sim. Agora, se você perguntar diretamente para Deus em oração, ele próprio vai lhe responder qual dentre todas as igrejas é a igreja verdadeira. Tenho uma mensagem que explica o porquê existe tantas igrejas e como você pode receber uma resposta de qual delas está certa. Não quero lhe incomodar. Mas gostaria de ouvir?

— Conversar não me incomoda nunca. Estou contente em conversar com você. Tenho outra pergunta. Eu não preciso acreditar que meu pai existe, eu olho e vejo meu pai na minha frente. Você diz que Deus é meu pai celestial, então, porque não funciona do mesmo jeito? Porque tenho que acreditar em Deus em vez de simplesmente vê-lo como vejo meu pai?

MISSIONÁRIO: Você já viu Deus quando você morava no céu. Tenho um pdf que responde essa pergunta. Você já se perguntou de onde veio? Por que está aqui? Para onde vai após essa vida? Quando chegamos nessa vida terrena passamos pelo véu do esquecimento e não nos lembramos que estávamos na presença de Deus.

— Você está me dizendo que acredita em Deus e está me sugerindo acreditar em Deus também, igual você acredita. Vamos supor que eu acredite em Papai Noel. Você acreditaria em Papai Noel também por sugestão, só porque eu acredito e estou lhe sugerindo acreditar?

MISSIONÁRIO: Quero que você ore, pois através da oração saberá que Deus é real. Você orou para saber se Papai Noel existe ou alguém te falou? Pode me responder?

— Quando era criança, alguém me falou que Papai Noel é um velhinho de barba branca, que mora no polo norte, que anda de treno, etc. Alguém me contou toda a história de Papai Noel assim como você está me contando sobre Deus. Depois sim, eu orei para Papai Noel pedindo que viesse até minha casa entregar meu presente de natal.

MISSIONÁRIO: Desculpa o incômodo, mas vejo que não é seu momento de receber essa mensagem. Quando quiser, pode entrar em contato.

— Tranquilo. Valeu o papo!

© 2020 · 1FICINA · Marcelo Ferrari