Você acha que no futuro a 1ficina pode crescer, tipo uma religião e você se tornar um líder tipo Ghandi, Jesus etc?

28/10/2020 by in category Perguntas tagged as with 0 and 0

Espero que a 1ficina jamais se torne uma religião, no sentido de doutrina moral e dogmática. Zelo muito para que isso não aconteça. Mas o que as pessoas fazem com os conteúdos produzidos pela 1ficina está além do meu arbítrio. A laranjeira dá laranja. A laranjeira não controla o que fazem com a laranja. Tem gente que faz suco de laranja, outros fazem doce, outros fazem guerra de laranja e assim vai.

Dito isso, não acredito que o trabalho da 1ficina irá atrair muitos interessados, pois o trabalho da 1ficina é muito prático, direto e implica em aceitar que o sofrimento é o mestre. E ao meu ver, nem em mil anos o ser humano estará preparado para cair de joelhos e se render ao sofrimento.

Ser humano tem a qualidade de ser teimoso. Mas não tem a lucidez de usar bem sua teimosia. Sabe a primeira lição do livro Mestre da Felicidade: “Eu sou o mestre, você é o aluno”? O ser humano é um aluno teimando que é mestre. A maioria dos seres humanos está nessa lição e vai continuar por muito tempo.

Tem que piorar muito antes de melhorar. Tem que sofrer mais para despertar desse equívoco. Mas enfim, por esse motivo, não acho que o trabalho da 1ficina desperta ou despertará o interesse de muitos, pelo contrário, poucos se interessam e se interessarão em ser alunos do sofrimento.

Falar a declaração de traidor qualquer um fala, ser um traidor é raro.

Você citou Jesus. Usando esse simbolismo, eu vejo o trabalho da 1ficina mais como um trabalho de João Batista. Conhece a história de João Batista? Foi o cara que clamou no deserto e deu início a revolução que veio depois dele. Vejo o trabalho da 1ficina assim, plantando as primeiras sementes do futuro da autociência.

Creio que no futuro será óbvio que todo conhecimento é autoconhecimento, e a produção e compartilhamento de autoconhecimento será extraordinária, tipo uma coletividade de autocientistas. Mas ainda estamos muito longe disso.

Atualmente a 1ficina faz o que pode com o que tem. No começo apenas clamava no deserto. Agora já tem alguns interessados em caminhar junto pelo deserto. Muito melhor caminhar acompanhado.

© 2020 · 1FICINA · Marcelo Ferrari