Verdade dos fatos

29/09/2021 by in category Textos with 0 and 0

Vou te fazer uma pergunta.

Você sabe seu nome? Sim, você sabe. Talvez seu nome seja Roberto, ou então, Marcela, ou então, Sammy Jankis. Mas como e porque você sabe seu nome?

Vou te fazer outra pergunta.

Você sabe onde está? Sim, você sabe. Talvez você esteja na sua casa, ou então, no supermercado, ou então, em um quarto de hotel. Mas como e porque você sabe onde está?

Vou te fazer outra pergunta.

Você sabe para onde está indo? Sim, você sabe. Talvez você esteja indo para o trabalho, ou então, ao dentista, ou então, à procura do assassino da sua esposa. Mas como e porque você sabe para onde está indo?

Você sabe seu nome porque você lembra do seu nome. Você sabe onde está porque você lembra de onde está. Você sabe para onde está indo porque você lembra para onde está indo.

Percebe? Tudo que você sabe é tudo que você lembra. Sem memória você não sabe quem você é, de onde veio e para onde vai. Então, você não sabe, você lembra.

Saber é lembrar. Conhecimento é fotografia, ou seja, lembrança. Quando você diz “eu sei”, na verdade, o que você está dizendo é “eu lembro”.

É muito importante ficar consciente disso para viver e conviver bem. Evita, por exemplo, aquela tradicional disputa pelo trono de dono da verdade. Ninguém é dono da verdade porque dentro da cabeça dos indivíduos não existem fatos, só existem fotos, versões pessoais, memórias que cada um fotografou e arquivou sobre os fatos.

Essa é uma das mensagens que o filme Amnésia mostra com genialidade e requinte cinematográfico. Mas essa não é a única mensagem do filme, tem outra mais genial e mais esclarecedora ainda. A outra mensagem é:

Significante não é significado.

O filme mostra isso através das frases que Leonard escreve embaixo das fotografias. As fotografias representam os significantes, ou seja, a realidade objetiva, formal. O que Leonard escreve embaixo das fotografias é o significado que ele dá àquele significante.

Por exemplo, ele bate uma fotografia de um carro (significante) e escreve o significado embaixo: meu carro. Outro exemplo é quando ele bate fotografias das pessoas e escreve embaixo o que ele pensa ou sente em relação a essas pessoas.

Para um estudante de autociência, o filme Amnésia é mais que um filme, é uma aula ilustrativa e cinematográfica sobre o funcionamento do sistema cognitivo humano. O filme mostra o protagonista fazendo de forma manual o que o cérebro faz de forma mental. Imperdível!

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari