Uma coisa em outra

03/03/2023 by in category Navegador humano with 0 and 0

Mesmo que você seja completamente leigo em informática, você tem um celular. Sendo assim, você usa a interface do seu celular todos os dias. Só que o fato de você usar a interface do seu celular não significa que você saiba o que é uma interface e como funciona. Arrisco dizer que a maioria das pessoas que usam o celular nem desconfiam que estão usando uma interface. Então, não adianta começar esse livro dizendo que o Android do seu celular é uma interface, você continuará sem entender o que é e como funciona uma interface e o objetivo desse livro é o posto. Sendo assim, vamos começar com um entendimento bem simples e leigo.

O que é interface? Interface é um sistema operacional que transforma uma coisa em outra. A palavra “sistema operacional” é fundamental dentro dessa definição, então, para não deixar buracos no entendimento, vamos definir também o que é sistema operacional. Sistema operacional é um mecanismo. Trocando a palavra “sistema operacional” por “mecanismo”, nossa definição de interface fica assim: Interface é um mecanismo que transforma uma coisa em outra.

Muito bem! Agora vamos pegar um exemplo bem concreto para materializar nossa definição: um ventilador. Isso mesmo! Um ventilador é um excelente exemplo de interface que se encaixa nessa definição. Vamos verificar. Um ventilador é um mecanismo? Sim. Um ventilador é um mecanismo que transforma uma coisa em outra? Sim. Transforma que coisa em outra? Um ventilador é um mecanismo que transforma eletricidade em vento.

Todo eletrodoméstico é uma interface, pois transforma eletricidade em alguma outra coisa. E tem vários outros mecanismos que também são interfaces e que você nem desconfia. Vou citar alguns. Uma árvore é uma interface, pois é um mecanismo que transforma gás carbônico em oxigênio. Uma vaca é uma interface, pois é um mecanismo que transforma capim em leite. Uma abelha é uma interface, pois é um mecanismo que transforma néctar em mel.

Por essa você não esperava, né?

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari