Última que morre

03/04/2023 by in category Sem categoria with 0 and 0

Toda vez que você executa alguma estratégia, você faz isso na esperança de realizar um desejo. Quando você bebe água, por exemplo, você faz isso na esperança de que essa estratégia (beber água) irá saciar sua sede. Nesse caso, esperança significa que você acredita que algo é possível. Quando você não tem esperança, é o posto, significa que você acredita que algo é impossível.

Sendo assim, cada um vive e realiza seus desejos conforme o tamanho da sua esperança. Quem tem mais esperança, realiza mais, pois acredita que a realização é possível e essa crença produz persistência, quem tem menos esperança, realiza menos, pois acredita que a realização é impossível e essa crença produz desistência.

É por isso que a esperança é a última que morre. Você sempre pode inventar uma nova estratégia para realizar o que deseja, mesmo que a realização pareça impossível. Viajar até a lua, por exemplo, foi considerado impossível no começo, mas devido à esperança de muitas pessoas, esse sonho se tornou realidade.

Esperança, no sentido de acreditar que algo é possível de ser realizado, é a força mais empoderadora da experiência humana. Todo ser humano que realiza feitos “impossíveis” só faz isso porque acredita que o “impossível” é possível. Davi venceu Golias porque acreditou que o “impossível” era possível. Santos Dumont saiu voando porque acreditou que o “impossível” era possível. Atletas olímpicos quebram recordes olímpicos porque acreditam que o “impossível” é possível.

Sem esperança, você é medíocre. É a esperança que transforma você em um ser extraordinário, capaz de realizar o “impossível”. Contudo, não é sobre esse significado de esperança que esse livro trata. Esse livro trata da esperança como esperar acontecer ao invés de fazer acontecer. Davi acreditou que poderia vencer Golias, mas ele não ficou passivo, esperando a vitória acontecer, ele fez acontecer.

O primeiro passo para realizar o “impossível” é acreditar que é possível. O segundo passo é abandonar a estratégia da esperança e agir. Tudo é possível de ser realizado desde que aja realização. Sem realização é impossível realização. Isso é óbvio ululante.

A palavra esperança tem duplo significado. Nesse livro vamos estudar a esperança no sentido de passividade (querer sem agir). Então, se você tem esperança que esse livro resolva alguma bosta na sua vida, pare com a leitura agora mesmo. Esse livro não é para alimentar sua passividade, é para acabar com ela. Esperança não resolve, mantém o problema. Espero que a leitura desse livro lhe ajude a se conscientizar disso.

Boa leitura!

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari