Três tipos de autoconhecimento

29/08/2023 by in category Auto-observação pessoal, Capitulos tagged as , , with 0 and 0

Você é três em um: ser humano fulano. Então, ao praticar autociência, você produz três tipos de autoconhecimento: 1) Autoconhecimento existencial, que consiste em você ficar consciente do ser que você é. 2) Autoconhecimento psicológico, que consiste em você ficar consciente do humano que você é. 3) Autoconhecimento pessoal, que consiste em você ficar consciente do fulano que você é.

Na fase existencial do ciclo de estudos EUreka, a 1ficina te ajuda a ficar consciente do ser que você é. Na fase psicológica, a 1ficina te ajuda a ficar consciente do humano que você é. Na fase social (fase da convivência), a 1ficina te ajuda a ficar consciente de como você convive com os outros seres humanos. Mas a 1ficina não fala nada sobre você-fulano. A 1ficina não entra no autoconhecimento pessoal. Por que não?

Porque é impossível que o outro entre em algo que é particular e pessoal seu. Autoconhecimento pessoal é como abrir a janela e olhar o mundo. Assim como é impossível que o outro enxergue o mundo por você, também é impossível que o outro pratique auto-observação por você. O outro pode te levar até a janela, pode abrir a janela e pode até apontar para o mundo por você, mas o outro não pode enxergar por você. Só você pode se observar e ficar consciente sobre a pessoa que você é.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari