Três fases da arte

15/11/2022 by in category Textos tagged as , , with 0 and 0

Eu divido a arte em três fases. Me ajuda a evitar rotineiros conflitos que acontecem nas conversas sobre esse tema. Vou explicar quais são as três fases da arte e falar um pouco de cada uma.

FASE UM: PRODUÇÃO.

A fase um da arte é exclusividade do artista. Por exemplo, quando um compositor está sozinho no quarto compondo uma canção, ele está executando a fase um. Mas não precisa ser um grande profissional para executar a fase um. Quando uma criança está desenhando em uma folha de papel sulfite com lápis de cor, ela também está executando a fase um. Produzir arte é terapêutico porque a obra espelha o autor.

FASE DOIS: EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO.

A fase dois não envolve necessariamente o produtor da obra artística. Alguns produtores são expositores também. Mas o produtor artístico pode ficar só na fase um e terceirizar a fase dois. Quando um escritor entrega uma peça de teatro para o diretor, por exemplo, é isso que ele está fazendo, terceirizando a fase dois. Quando um compositor entrega sua composição para um intérprete ou um maestro, também. A maioria dos músicos e atores são artistas de fase dois, eles não produzem a obra artística, eles a expõem. Expor uma obra artística pode ser muito terapêutico também, pois envolve incorporar e vivenciar em si a autoanálise produzida pelo autor da obra.

FASE TRÊS: CONSUMO DA PRODUÇÃO.

Na fase três, você não precisa ser nem produtor, nem executor, basta ser humano. Quando você liga o rádio para ouvir música, você está executando a fase três. Quando você liga a televisão para assistir um filme, você também está executando a fase três. Críticos de arte são consumidores especializados na execução da fase três. Consumir uma obra artística pode ser muito terapêutico pelo mesmo motivo da fase dois. Ao consumir uma obra artística, você também incorpora e vivência em si a autoanálise produzida pelo autor da obra.

Sendo assim, fica fácil de perceber que a arte, seja na fase um, dois ou três, proporciona efeito terapêutico em quem a está executando.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari