*Os livros estão na ordem de leitura recomendada.

Sou medroso compulsivo e dependente, tenho que superar isso para viver bem?

25/04/2022 by in category Egoísmo, Perguntas tagged as , , with 0 and 0

Superar não é uma boa palavra, pois pressupõe dois equívocos:

1) O primeiro equívoco é que o medo compulsivo e a dependência é a causa do seu mal viver. O medo compulsivo e a dependência é o mal viver em si e não a causa do mal viver. Mal viver é sintoma, não é causa. Medo compulsivo e dependência é sintoma, não é causa. Então, você jamais irá superar o medo compulsivo e a dependência (sintoma) se acreditar que ambos são a causa do seu mal viver. Se você entender que é efeito, daí sim, você pode dar início a um processo de cura psicologica e pode chamar esse processo de “superação”.

2) O segundo equívoco é que a palavra “superar” passa a ideia de que você fará uma mudança através da força de vontade. Isso é impossível. A mudança da realidade se dá através da mudança da mentalidade. A mudança da mentalidade não acontece através da força de vontade, acontece através do esclarecimento. Para mudar de uma mentalidade outroísta para uma mentalidade autoísta, você precisa se esclarecer sobre o que você está fazendo de errado e não começar a fazer uma coisa nova com muita força de vontade.

Imagine que você, morrendo de sede, gire a torneira no sentido horário, visando abrir a torneira e beber água. Não funciona, pois, para abrir a torneira, você deve girá-la no sentido anti-horário. Mas você é uma pessoa determinada. Já que você não conseguiu abrir a torneira com a mão, você decide fazer uma coisa nova, virar a torneira com um alicate. E você faz isso, só que continua girando a torneira no sentido horário. Percebe? Não importa quantas coisas novas você faça e quanta força de vontade você coloque no que está fazendo, enquanto você não sair do equívoco de girar a torneira no sentido horário, você não irá realizar seu desejo.

Por isso a solução para o bem viver é despertar a consciência e não força de vontade. Não se sai de um equívoco através da força de vontade, só se sai de um equívoco despertando para o equívoco. Quando você entende o que está fazendo de errado, você automaticamente para de fazer e pronto mal viver desaparece. Quando você entende que para abrir a torneira você deve girá-la no sentido anti-horário e não horário, pronto! Imediatamente você para de fazer a coisa errada e faz a coisa certa, vira no sentido horário e bebe água.

© 2021 • 1FICINA • Marcelo Ferrari