SOBRE

1ficina é uma prestação de serviço consciencial a disposição do ser humano. A prestação de serviço da 1ficina é diferente, autônoma, inspirada, voluntária, universalista, prática e gratuita. A função da 1ficina é ajudar cada um em seu processo de autorrealização. A estratégia que a 1ficina utiliza para isso é o despertar da consciência. O meio que a 1ficina utiliza é a comunicação.

 

Livro contando a história da 1ficina.

Olá! Meu nome é Ferrari. Sou criador e coordenador da 1ficina. Tenho 52 anos e moro em Uberlândia, MG. Sou curioso, inventivo e teimoso desde que nasci. Não tenho formação acadêmica em filosofia, nem psicologia. Minha escola para escrever sobre o ser humano é minha própria condição humana. Meu trajeto até aqui não foi premeditado, dei um passo que me levou a dar outro passo e assim por diante. Meu motor foi (é) a fome.

Entrevista com Marcelo Ferrari.

PERGUNTAS

A 1ficina ensina autoconhecimento?

A 1ficina ensina autoconhecimento?

Se você quer aprender, está no lugar errado. Procure um curso bem caro, daqueles com nome em inglês, que dão diploma homologado. A 1ficina é uma escola de autociência. Autociência é a prática de se investigar e se descobrir. Descobrir é diferente de aprender. Se quer aprender, não gaste seu tempo comigo, nem me faça perder tempo com você.

A 1ficina pode se tornar uma religião?

A 1ficina pode se tornar uma religião?

Espero que a 1ficina jamais se torne uma religião (dogma). Zelo para que isso não aconteça. Mas o que as pessoas fazem com os conteúdos produzidos pela 1ficina está além do meu arbítrio. A laranjeira dá laranja. A laranjeira não controla o que fazem com a laranja. Tem gente que faz suco de laranja, outros fazem doce, outros fazem guerra de laranja e assim vai. Não acredito que o trabalho da 1ficina irá atrair muitos interessados, pois o trabalho da 1ficina é muito prático, direto e implica em aceitar que o sofrimento é o mestre. Ao meu ver, nem em mil anos o ser humano estará preparado para cair de joelhos e se render ao sofrimento. Tem que piorar muito antes de melhorar. Tem que sofrer mais para despertar desse equívoco. Poucos se interessam e se interessarão em ser alunos do sofrimento. Falar a declaração de traidor qualquer um fala, ser um traidor é raro. Vejo o trabalho da 1ficina plantando as primeiras sementes do futuro da autociência. No futuro será óbvio que todo conhecimento é autoconhecimento e a produção e compartilhamento de autoconhecimento será extraordinária, tipo uma coletividade de autocientistas. Mas ainda estamos muito longe disso. Atualmente a 1ficina faz o que pode com o que tem.

Como a 1ficina encara outras escolas?

Como a 1ficina encara outras escolas?

A 1ficina encara tudo de frente, cabeça erguida e olhando nos olhos. Dito isso. “Ema, ema, ema, cada um com seus problemas!”. O que outras escolas, mestres, instrutores, gurus dizem, não é problema da 1ficina. O trabalho da 1ficina se baseia apenas nas explicações da 1ficina. Esse tipo de pergunta é muito frequente, pois quando calouros chegam aqui, estão cheios de bagagens. São informações acumuladas de diversas escolas, tradições e culturas. Essas informações ficam martelando dia e noite dentro da cabeça. Além de serem um fardo, são conflitantes e estressantes. Uma informação briga com a outra. É um inferno. O budismo briga com o cristianismo, que briga com espiritismo, que briga com o materialismo, que briga com o pensamento positivo, que briga com o carma, que briga com lei da atração, que briga com Nietzsche, que briga com Platão, que briga com Aristóteles, que briga com Física Quântica, que briga com O Segredo, que briga com o caralho-a-quatro. Nada encaixa em nada. Ao invés de solução, paz e felicidade, que foi o motivo de você acumular tanta bagagem, só aumenta o problema e o sofrimento. O motivo de nada se encaixar não é que nada se encaixa, é que você está desencaixado de si. Quando você está encaixado em si, tudo se encaixa por si só. Com consciência tudo se resolve. Então, a 1ficina simplesmente ignora suas bagagens e coloca você para praticar autociência que a única forma de você se encaixar em si.

Como consegue se manter trabalhando de graça?

Como consegue se manter trabalhando de graça?

Sou uma pessoa sem ambições materiais. Minha ambição é por sabedoria. Dito isso, não tenho filhos. Não ter filhos é uma circunstância que favorece muito trabalhar gratuitamente. Outro fator favorecedor é ser proprietário de um imóvel, um apartamento. Com a renda do aluguel, pago minhas contas, vivo bem, e principalmente, posso trabalhar com o que amo. Para terminar, faço uma observação. Trabalho gratuito em inglês se diz “free work”. O que dá um duplo sentido. Literalmente, a tradução é “trabalho livre”. É isso! Não trabalho gratuitamente, sou um free worker (trabalhador livre). Recomendo. Creio que esse é o futuro do trabalho.

Como e quando nasceu a 1ficina?

Como e quando nasceu a 1ficina?

A 1ficina nasceu no dia 07 de setembro de 2011. Conto a história da criação da 1ficina no livro Mayasang.

Como você lida com o desinteresse por autociência?

Como você lida com o desinteresse por autociência?

Interesse é fome, ou tem, ou não tem. Você pode oferecer o banquete mais delicioso, se o outro não tem fome, não irá comer nem uma azeitona. Para mim, isso é claro. Então, mesmo que nossa coletividade não tenha fome de autoconhecimento, prossigo praticando e descobrindo o que é ser humano. Eu tenho fome e minha fome me basta. Não pratico autociência para satisfazer a fome dos outros, pratico para satisfazer minha própria fome. O que chega até o outro é efeito colateral da minha fome sendo saciada. É o pão que já produzi, já comi e estou compartilhado.

Como você lida com o reconhecimento do trabalho?

Como você lida com o reconhecimento do trabalho?

Da mesma forma que lido com tudo que experimento: com lucidez. Mas talvez sua pergunta seja outra. Talvez sua pergunta seja: “Como você se sente com o reconhecimento do trabalho da 1ficina?”. Eu fico contente. Eu acho que é um trabalho de muita qualidade e eficiência. Então, fico contente quando alguém reconhece isso.

Como você se sente por ser o inventor da autociência?

Como você se sente por ser o inventor da autociência?

Ninguém é inventor do óbvio, nem da autociência, só dei nome aos bois. Os bois já estavam lá e sempre estarão. Me sinto contente em estar colaborando com o despertar da consciência da coletividade humana, assim como outros que vieram antes de mim e os que virão depois.

De onde vem sua paixão por autociência?

De onde vem sua paixão por autociência?

Eu não tenho essa paixão, essa paixão é que me tem. O que posso fazer é dirigi-la. Sempre fui fascinado por ciência. Na infância, eletricidade e magnetismo eram coisas mágicas para mim. Prestei vestibular na USP para engenharia eletrônica. Depois de uma loga história, acabei me formando em comunicação. No curso de comunicação, estudei três matérias que mataram o materialismo em mim: filosofia, psicologia e semi-ótica. Provavelmente eu não teria contato com nada disso se seguisse na carreira de engenheiro eletrônico. Contudo, mesmo indo para área de humanas, ainda era a mesma criança querendo descobrir como tudo funcionava. Com a descoberta de que o mundo não estava do lado de fora, mas dentro de mim, entendi que deveria desmontar a mim mesmo. Nesse processo foi morrendo um cientista e nascendo um autocientista.

Estudando autociência vou me entender?

Estudando autociência vou me entender?

Não, porque autociência não se estuda, se pratica. Praticando autociência, sim.

O que é autociência?

O que é autociência?

Autociência é saber de si. Praticar autociência é descobrir o que é ser humano através da prática da autoobservação. Autociência é uma palavra que não existe no dicionário, eu que inventei. As disciplinas acadêmicas que mais se aproximam da autociência são a filosofia e a psicologia. O objetivo da prática de autociência é produzir autoconhecimento. O objetivo da produção de autoconhecimento é possibilitar que você viva bem.

Por que a 1ficina é um trabalho gratuito?

Por que a 1ficina é um trabalho gratuito?

Por vários motivos, vou citar alguns: 1) O ser humano não tem interesse em despertar a consciência nem pagando. Imagina se tiver que pagar! 2) A 1ficina explica o óbvio e o óbvio não é propriedade minha, é patrimônio da humanidade, então, os proprietários não devem pagar pelo que lhes pertencem. 3) Para que a 1ficina seja para todos. 4) Para que eu possa ser um trabalhador livre. Sendo gratuito, o aluno já se acha no direito de vir me cobrar isso e aqui, imagina se o aluno pagar um centavo!

Por que é tão difícil praticar autociência?

Por que é tão difícil praticar autociência?

Porque sua competência em observar e pensar é pequena. Você foi educado a acreditar e repetir. Nem a escola, nem seus pais, nem ninguém, te ensinou a observar e pensar. Difícil é falta de prática.

Porque você se refere a 1ficina na terceira pessoa?

Porque você se refere a 1ficina na terceira pessoa?

Para colocar a obra na frente do autor. Quando uso meu nome, o foco fica na minha pessoa, se digo 1ficina, o foco fica na explicação. O importante nesse serviço é prestar o serviço, ajudar no despertar da consciência e não idolatrar o prestador do serviço (eu). Além disso, esse é um trabalho coletivo, todos que participam estão produzindo o trabalho, você inclusive.

Qual a diferença entre ciência e autociência?

Qual a diferença entre ciência e autociência?

A ciência usa o método científico e estuda o objeto observado. A autociência usa o método autocientífico e estuda o observador. O método cientifico é a observação. O método autocientífico é a autoobservação.

Quando você percebeu que já era seu momento de ensinar?

Quando você percebeu que já era seu momento de ensinar?

Quando ficou óbvio o que explico. Na escola de inglês que dava aula, passei muitos anos dando aula no nível 1 para iniciantes. Eu era um ótimo professor de iniciantes. Eu dava algumas aulas de nível 2 e 3, mas não funcionava muito bem, porque não tinha tanto conhecimento de nível 2 e 3. Foi assim que entendi que sempre posso ser o melhor professor dentro do meu nível. Não preciso saber o alfabeto inteiro para ensinar a letra A. Se já sei A, posso ensinar letra A. Se aprendo B, posso ensinar A e B. E assim por diante. Eu ensino o que é óbvio para mim. O que não é óbvio, não ensino porque não tenho como explicar o que ignoro.

Só é possível praticar autociência depois do ciclo de estudos?

Só é possível praticar autociência depois do ciclo de estudos?

Autociência é uma capacidade inata do ser humano. Só que capacidade não é sinônimo de competência. Por exemplo, todo ser humano tem capacidade de pensar, mas nem todo ser humano tem competência em pensar. Competência é capacidade desenvolvida. O ciclo de estudos EUreka visa ampliar sua competência em praticar autociência. Sem as explicações da 1ficina você demoraria muito tempo para se tornar competente em autoobservação e autoanálise. Terminado o ciclo de estudos EUreka, você tem o mínimo de explicação necessária para desenvolver sua competência. Cada passo do ciclo de estudos é para lhe oferecer o mínimo. Com o mínimo, você mesmo pode e deve chegar ao máximo.

Você ainda estuda outros autores?

Você ainda estuda outros autores?

Sim, não sou o único ser humano que praticou autoobservação e escreveu a respeito do que descobriu. Gosto de ler o que outros autores escreveram para saber o que observaram e se observaram o mesmo que eu.

Você almeja sucesso?

Você almeja sucesso?

Sucesso é uma palavra de muitos significados. Se por “sucesso” você quiser dizer “êxito”, não preciso almejar, experimento o êxito da 1ficina todos os dias. O objetivo do trabalho da 1ficina é ajudar o ser humano em seu processo de autorrealização. Todos os dias a 1ficina triunfa nesse objetivo, cada vez com mais amplitude e eficiência. Se por “sucesso” você quiser dizer “reconhecimento”, não preciso almejar também, experimento o reconhecimento dos 1ficineiros. Se por “sucesso” você quiser dizer “fama”, daí sim almejo. Um site na internet é como uma azeitona flutuando no meio do oceano. Conforme o trabalho da 1ficina ganha fama, ganha também visibilidade e mais pessoas podem usufruir dele.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari