SOBRE

O que é 1ficina?

1ficina é uma prestação de serviço consciencial a disposição do ser humano. A prestação de serviço da 1ficina é diferente, autônoma, inspirada, voluntária, universalista, prática e gratuita. A função da 1ficina é ajudar cada um em seu processo de autorrealização. A estratégia que a 1ficina utiliza para isso é o despertar da consciência. A ferramenta que a 1ficina utiliza é a comunicação. A 1ficina é praticante de autociência.

Marcelo Ferrari

Meu nome é Marcelo Ferrari. Sou autor e coordenador da 1ficina. Tenho 48 anos e moro em Uberlândia, MG. Sou curioso, inventivo e teimoso desde que nasci. Não tenho formação acadêmica em filosofia, nem psicologia. Minha escola para escrever sobre o ser humano é minha própria condição humana. Meu trajeto até aqui não foi premeditado, dei um passo que me levou a dar outro passo e assim por diante. Meu motor foi (é) a fome.

O que é autociência?

Autociência é saber de si. Praticar autociência é descobrir o que é ser humano através da prática da autoobservação. Autociência é uma palavra que não existe no dicionário, eu que inventei. As disciplinas acadêmicas que mais se aproximam da autociência são a filosofia e a psicologia. O objetivo da prática da autociência é produzir autoconhecimento. O objetivo do produção de autoconhecimento é possibilitar que você viva bem.

Como nasceu a 1ficina?

A 1ficina nasceu no dia 07 de setembro de 2011. Enquanto corria pelo parque do Ibirapuera, em São Paulo, me dei conta que podia continuar reclamando do deserto ou podia mudar de opção e começar a clamar no deserto. Senti um estalo. Meu corpo inteiro se arrepiou e toda dor que vinha sentindo durante meses começou a fazer sentido. Era dor do parto. Havia chegado a hora de nascer um novo trabalho. Uma semente diferente para uma terra diferente. Nem espiritual, nem cientifico: autociêntifico. Entendi isso. Só que entender não bastava. Eu precisava provar para mim mesmo que estava decido a pagar o preço da minha decisão. Eu precisa assinar o contrato do meu novo emprego. Então, comecei a gritar a plenos pulmões enquanto corria pelo Ibirapuera lotado: — Eu clamo no deserto, eu clamo no deserto, eu clamo no deserto! — O povo me olhava e ria. Eu ria de volta e continuava dando meu grito de independência. E assim nasceu a 1ficina.

© 2018 · 1FICINA · Marcelo Ferrari