SOBRE

O que é 1ficina?

1ficina é uma prestação de serviço consciencial a disposição do ser humano. A prestação de serviço da 1ficina é diferente, autônoma, inspirada, voluntária, universalista, prática e gratuita. A função da 1ficina é ajudar cada um em seu processo de autorrealização. A estratégia que a 1ficina utiliza para isso é o despertar da consciência. A ferramenta que a 1ficina utiliza é a comunicação. A 1ficina é praticante de autociência.

Marcelo Ferrari

Meu nome é Marcelo Ferrari. Sou autor e coordenador da 1ficina. Tenho 48 anos e moro em Uberlândia, MG. Sou curioso, inventivo e teimoso desde que nasci. Não tenho formação acadêmica em filosofia, nem psicologia. Minha escola para escrever sobre o ser humano é minha própria condição humana. Meu trajeto até aqui não foi premeditado, dei um passo que me levou a dar outro passo e assim por diante. Meu motor foi (é) a fome.

O que é autociência?

A palavra ciência é entendida apenas como estudo da natureza, mas ciência também significa ter ciência, estar ciente, saber. Usando ciência com o significado de saber, autociência é saber de si, saber da própria natureza. Você é um ser humano, então, você tem duas naturezas: existencial (SER) e psicológica (HUMANA). Praticar autociência é praticar autoobservação para ficar consciente sobre o que é SER HUMANO.

Autociência ainda não é acadêmica. A palavra autociência não existe no dicionário. Quando comecei a escrever os livros da 1ficina, usava a palavra autoconhecimento para me referir ao conteúdo dos livros. Só que autoconhecimento é o produto da prática da autociência e não a prática em si. Então, para fazer essa distinção, inventei a palavra autociência.

Autociência é uma prática que deveria ser ensinada no primário, mas não é assim. Eis o porque da dificuldade em praticá-la, não temos prática em autoobservação. As disciplinas acadêmicas mais próximas da autociência são a filosofia e a psicologia, porém ambas são estudadas apenas na idade adulta e por quem decide fazer faculdade dessas disciplinas.

O objetivo da prática da autociência é gerar autoconhecimento. O objetivo do autoconhecimento é possibilitar que você lide bem com sua experiência humana, ou seja, possibilitar que você viva bem. 

Como nasceu a 1ficina?

A 1ficina nasceu no dia 07 de setembro de 2011, enquanto eu corria pelo parque do Ibirapuera, em São Paulo. Nessa época, eu ajudava a coordenar os grupos de um trabalho espiritualista. Só que eu já estava de saco cheio do povo espiritualista e o povo espiritualista já estava de saco cheio de mim. Meu discurso sobre livre arbítrio era odiado por todos, pois era uma afronta a onipotência de deus, e meu desagrado com o povo espiritualista era justamente por causa da crença deles no deusoutro, que só servia para justificar o sofrimento em que se metiam e permaneciam por opção. Não aguentava mais fazer escada e depois assisti-los voltando para o mesmo buraco por influência dos ensinamentos espiritualistas. Enquanto corria, pensava nisso e reclamava da minha situação. 

De repente, pensei assim:

— Estou reclamando por que?
— Porque estou sozinho no deserto.
— Sim, isso é óbvio!
— E o que posso fazer?
— Tenho duas opções.
— Quais são?
— Posso continuar reclamando do deserto.
— E qual é a outra opção?
— Clamar no deserto.

Senti um estalo mental. Meu corpo inteiro se arrepiou e toda dor que vinha sentindo durante meses começou a fazer sentido. Era dor do parto. Havia chegado a hora de nascer um novo trabalho. Uma semente diferente para uma terra diferente. Nem espiritual, nem cientifico: autociêntifico. Entendi isso. Só que entender não bastava. Eu precisava provar para mim mesmo que estava decido a pagar o preço da minha decisão. Eu precisa assinar o contrato do meu novo emprego. Então, comecei a gritar a plenos pulmões enquanto corria pelo Ibirapuera lotado: — Eu clamo no deserto, eu clamo no deserto, eu clamo no deserto! — O povo me olhava e ria. Eu ria de volta e continuava dando meu grito de independência. 

E foi assim que nasceu a 1ficina.

© 2018 · 1FICINA · Marcelo Ferrari