LIVROS

*Os livros estão na ordem de leitura recomendada.

Ser humano evolui? Para onde?

Antes de responder sua pergunta, preciso esclarecer, pelo menos brevemente, o que é ser humano. E para fazer isso, preciso começar pelo equívoco do materialismo.

Ser humano não é o que você pensa que é. Você se entende de forma materialista. Por isso está me perguntando sobre evoluir. Evolução é lógica materialista.

Na lógica materialista, tudo nasce, cresce (evolui), involui e morre. Quando você aplica essa lógica para entender o ser humano que você é, você passa a acreditar que você é um espermatozoide em evolução. Essa é uma analogia que uso para explicar o equívoco do materialismo.

Segundo a lógica materialista, você não existia antes de nascer. Então, certo dia, seus pais, cheios de hormônios, decidiram transar no banco de trás do fusca. Seu pai não usou camisinha, sua mãe não tomou a pílula do dia seguinte, então, você, que não existia, começou a existir.

E mais! Começou também sua jornada de espermatozoide em evolução. Dentro da barriga da sua mãe, você já começou a evoluir desenvolvendo braços, pernas, órgãos, etc.

Depois, você saiu de dentro da barriga da sua mãe e continuou evoluindo, aprendeu diversas habilidades, desenvolveu competências, ganhou dentes, pelo no sovaco, etc. Até chegar num limite que cessou sua evolução e começou sua involução. Você começou a definhar, atrofiar, apodrecer e vai chegar um momento que você irá morrer, ou seja, deixará de existir.

Essa é a lógica da sua existência segundo o materialismo. É uma lógica correta no que diz respeito a sua experiência humana. Porém, está incompleta, porque você não é SÓ humano, você é um SER humano.

Você existe antes de nascer. Você é a existência sem a qual seria impossível sua experiência, pois a existência antecede a experiência. Só que isso é inconcebível para a lógica materialista, pois a lógica materialista é baseada na experiência.

Para lógica materialista, só existe o que é experimentável, aferível (palavra incomum para maioria das pessoas, mas que os cientistas materialistas adoram). Então, para a lógica materialista, ser humano é apenas um espermatozoide em evolução, ser humano é só humano.

Para você ir além da lógica materialista, você precisa praticar autoobservação existencial e ter um despertar existencial. O que você descobre quando você tem um despertar existencial é que você não é SÓ humano, que você é um SER humano.

Sua existência fica óbvia. Você fica consciente que você existe aqui, agora e sempre, porém, que você existe antes do que está experimentando. Você fica consciente que espermatozoide em evolução é sua experiência e não sua existência. Você fica consciente que você, enquanto ser, não morre porque não nasce. Enfim, você fica consciente que você é existência.

Dito isso, fica bem simples responder sua pergunta:

PERGUNTA: Ser humano evolui? Para onde?

Tudo que nasce, morre. Você, enquanto pessoa humana, nasceu e irá morrer. O destino de tudo que nasce é morrer. O que não nasce, não morre. Você, enquanto ser, não nasce e não morre. Você, enquanto ser, existe.

© 2020 · 1FICINA · Marcelo Ferrari