Sendo que somos egoístas por natureza e que o egoísmo tem um lado ruim, então, nossa natureza tem um lado ruim?

25/04/2022 by in category Egoísmo, Perguntas tagged as , , with 0 and 0

O que é natural não é bom nem ruim. Bom e ruim é uma atribuição humana e particular feita sobre a natureza. Pense na natureza da energia, por exemplo. Energia é bom ou é ruim? Energia não é bom nem ruim, é apenas impulso. Pense na energia atômica. Você pode usar a energia atômica para acender lampadas e iluminar as ruas de uma cidade, mas também pode usar a energia atômica para explodir uma cidade, como aconteceu com a bomba de Hiroshima. Energia não se recusa a fazer uma coisa ou outra, pois energia não sabe o que faz. Energia não tem consciência. Energia não sabe o que bom e ruim, bem e mal, certo e errado. Energia é apenas impulso. Quem tem consciência é o USUÁRIO da energia. Por isso, cabe ao USUÁRIO decidir o USO da energia, ou seja, como utilizá-la.

O mesmo acontece com o egoísmo. Egoísmo é desejo e desejo é energia, impulso, vontade de manifestação. Então, egoísmo não é bom nem ruim, é natural. Você é o USUÁRIO do seu desejo, então, cabe a você decidir como USÁ-LO. Seu desejo não lhe diz se você está usando-o de um jeito bom ou ruim, assim como a energia atômica também não diz isso ao seu usuário. Seu desejo também não tem consciência. Você é a consciência da sua UNItrindade. Você que sabe o que é bom e ruim. Você que está dirigindo seu desejo agora e sempre. Se você é um mau motorista, se você está usando seu desejo de uma forma que te faz viver mal, a culpa não é do seu desejo, é culpa é sua. E isso é ótimo! Pois, você pode virar o volante, mudar como você está dirigindo seu desejo e passar a viver bem.

Dizer que o egoísmo tem um lado ruim, é uma explicação “grosso modo” para início de conversa e de estudo. Agora, com essa explicação mais aprofundada, espero que tenha ficado claro que egoísmo é natural e não tem lados. Os lados (bom e ruim) não são do egoísmo (em si) e sim do uso do egoísmo. O egoísmo pode ser usado de uma forma boa, ou seja, de uma forma que produz bem viver e boa convivência, ou de uma forma ruim, ou seja, que produz mal viver e má convivência.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari