Significante e significado são termos de uma ciência chamada semiótica que estuda a estrutura das linguagens humanas. A 1ficina usa esses termos de forma mais abrangente: significante = objeto. Cadeira, mesa, pessoa, dedo, cabelo, óculos, nariz, dente, parede, etc, é significante. Significado é o valor que você agrega ao objeto.
Quando você vê uma cadeira e pensa “coisa para sentar”. O pensamento “coisa para sentar” está na cadeira? Não, é um valor que você agrega a cadeira. Quando você olha para um copo e pensa “coisa para beber água”, onde está esse pensamento no copo? Não está em lugar nenhum, porque copo é só um objeto, ou seja, significante.
O que você pensa a respeito do copo é significado. Quando você assiste um filme e pensa: “filme triste!”. Cadê a tristeza no filme? Não está em lugar nenhum, porque tristeza é o valor que você está atribuindo ao filme. Tristeza não é significante, é significado.
Enfim, significante é tudo que você experimenta com os 5 sentidos, são os objetos, coisas, pessoas, acontecimentos. Significado é tudo que está dentro da sua cabeça e que você vê refletido nos objetos, coisas, pessoas, acontecimentos.