Semiótica da realidade

30/10/2023 by in category Capitulos, Narciso Nu tagged as , , with 0 and 0

Significante e significado são termos de uma ciência chamada semiótica que estuda a estrutura das linguagens humanas. A 1ficina usa esses termos de uma forma mais abrangente do que apenas linguagem. Tudo o que é objeto: cadeira, mesa, pessoa, dedo, cabelo, óculos, nariz, dente, parede, etc, é significante. Significado é o valor que você agrega ao objeto.

Quando você vê uma cadeira e pensa “coisa para sentar”. O pensamento “coisa para sentar” está na cadeira? Não está na cadeira, é um valor que você agrega a cadeira. Quando você olha para um copo e pensa “coisa para beber água”, onde está esse pensamento no copo? Não está em lugar nenhum do copo, porque copo é só um objeto, ou seja, significante. O que você pensa a respeito do copo é significado. Quando você assiste um filme e pensa: “que filme triste!”. Cadê a tristeza no filme? Não está em lugar nenhum, porque tristeza é o valor que você está atribuindo ao filme. Tristeza não é significante, é significado.

Enfim, significante é tudo que você vê com os sentidos, são os objetos, coisas, pessoas, acontecimentos. Significado é tudo que está dentro da sua cabeça e que você vê refletido nos objetos, coisas, pessoas, acontecimentos.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari