Você, assim como todo ser humano, tem plena convicção de que merece ser feliz. Por isso você reclama da vida toda vez que experimenta infortúnio, revés, insatisfação, decepção, etc. Você pensa assim: “Se eu mereço ser feliz, porque a vida não está me fazendo feliz?”. Você rapidamente conclui que tem algo errado com a vida e começa a reclamar da vida. Claro que tem algo errado nessa história, só que não é com a vida, é com você.
“Quer dizer que eu não mereço ser feliz?”, você pode estar se perguntando. Não é isso! Isso está correto! Você merece ser feliz. A felicidade é para todos. Seu erro é acreditar que a função da vida é te fazer feliz. Não é! Isso é um equívoco. A vida é uma escola de auto-realização. A função da vida não é te fazer feliz, é te ensinar a se fazer feliz.
Conhece aquele ditado do peixe e da vara? “Dê ao homem um peixe e ele se alimentará por um dia. Ensine um homem a pescar e ele se alimentará por toda a vida.” É isso! A função da vida não é te dar o peixe, a função da vida é te ensinar a pescar, ou seja, te deixar cada vez mais competente e autônomo em se fazer feliz.
Infortúnio, revés, insatisfação, decepção, etc. Tudo isso é a vida te ensinando a produzir o oposto: benefício, satisfação, confiança, realização, etc. Se a vida fosse só benefício e zero infortúnio, como você iria aprender a produzir seu próprio benefício? Se a vida fosse só satisfação e zero insatisfação, como você iria aprender a produzir sua própria satisfação?
“A função da vida não é me fazer feliz, é me deixar competente e autônomo em me fazer feliz”. Lembre-se disso quando estiver reclamando da vida. Isso irá lhe ajudar a ficar consciente que você não é vítima da vida, é aluno. Assim, ao invés de reclamar da vida e continuar vivendo mal, você irá aprender com a vida e começar a viver bem.