Receita para ter sorte

14/04/2023 by in category Bosta não evapora, Capitulos with 0 and 0

Todo grupo de amigos tem suas piadas particulares. Participo de um grupo de skatistas veteranos que a piada é: “deu sorte!”. Tem um integrante desse grupo que é um excelente skatista, um dos melhores da cidade. Ele grava vídeos dele executando manobras difíceis e posta nas redes sociais. A qualidade da execução das manobras são dignas de emojis de palmas. Contudo, não importa quão excelente é a execução dele, em nosso grupo, ao invés de receber palmas, recebe sempre o mesmo comentário jocoso: “foi sorte!”.

Meu amigo já está acostumado com o comentário e sabe que é inveja. Inveja branca, porque somos amigos, mas ainda assim, inveja. Tanto que, outro dia, antevendo a tradicional piada, ele postou um video dele com a seguinte legenda: “Depois de 121 tentativas, olha só a sorte que dei na tentativa 122!”. Claro que ninguém se rendeu a sua dedicação. Os comentários foram os mesmos de sempre, apenas adaptando a piada ao número 122.

Pense em todos os grandes seres humanos que já existiram na história da humanidade. Grandes filósofos, grandes artistas, grandes atletas, grandes mestres, grandes profissionais, etc. Pense nas pessoas que você convive e admira. Grandes pais, mães, maridos, esposas, filhos, amigos, etc. Você realmente acredita que a excelência de todas essas pessoas é sorte? Claro que não! Mas então, por que tem esperança de que a sorte irá fazer por você o que só você pode fazer por você: ser você ao máximo?

Quer ter sorte na vida? É simples! Siga a receita de todos os seres humanos que atingiram a excelência: pare de querer e comece a agir! Querer não realiza porra nenhuma! Querer apenas dá a direção do que você deseja realizar, mas nada acontece se você não faz acontecer. Não existe sorte. Não existe milagre. Não existe realização sem ação. Ou você tira a bunda da cadeira e faz alguma coisa a respeito do que quer, ou vai morrer frustrado, sentado na mesma cadeira, colocando a culpa no azar que você mesmo criou para si.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari