Quebrar a quarta parede é quando o observador que estava sendo ignorado passa a ser reconhecido. Quando um ator quebra a quarta parede, ele reconhece o público e fala diretamente com ele, consciente da sua presença. Isso pode ser feito de várias maneiras, como, por exemplo, falando diretamente para o público: “Oi, tudo bem! Está confortável aí na cadeira? Está gostando do espetáculo?”.
Despertar existencial (iluminação) é quando você quebra a quarta parede, sai do equívoco de CORPO humano e se percebe como SER humano. Em outras palavras, é quando você percebe que é o observador da sua realidade.
No final do capítulo sobre como atingir a iluminação, sugeri que você fizesse uma observação unificadora e se perguntasse: “É inegável que sou o observador que está observando essa realidade, mas onde eu estou nessa realidade que estou observando?”. Ora, você está onde todo observador está: na quarta parede.
Você, SER imaterial, é a quarta parede. A realidade material que você está observando, que inclui seu corpo, é o observado, o palco onde tudo está acontecendo. Só que você é um observador adormecido, igual quando vai ao cinema e se identifica tanto com o filme que esquece que é o observador sentado na poltrona. Por isso, quando o ator no cinema quebra a quarta parede, você leva um susto. A quebra da quarta parede faz você ficar consciente de algo que estava se esquecendo: de si, observador.
O mesmo acontece quando você se identifica com o materialismo e acredita que é um CORPO humano. Se você, CORPO material, quebrasse a quarta parede e conversasse diretamente com você, SER imaterial, você também levaria um susto e cairia em si.
Se isso fosse possível, você gostaria que acontecesse? Gostaria que seu corpo quebrasse a quarta parede e te deixasse consciente que é um SER humano e não um CORPO humano? Gostaria de atingir a iluminação agora, sem precisar ler livros, estudar, ouvir palestras, conversar com gurus, beber chá de cipó ou passar anos meditando? Se sim, assista o vídeo abaixo e repita o experimento na sua sala de teatro (realidade).