Quando o outro interfere na minha realidade para me convencer das ideias dele, mesmo com a minha aceitação, isso é violência?

25/05/2020 by in category Perguntas tagged as with 0 and 0

Quando alguém interfere no meu arbítrio…

Isso é impossível. Se fosse possível não era seu arbítrio era de quem executasse primeiro. Arbítrio é feito mouse de computador. Vc está usando o seu. Eu estou usando o meu. Cada um no seu arbítrio. A interferência é na realidade. Você está lendo minha mensagem nesse momento porque usei meu arbítrio para interferir na sua realidade. Arbítrio é particular e ninguém tem acesso ao do outro.

Então, refraseando sua pergunta…

PERGUNTA: Quando o outro interfere na minha realidade para me convencer das ideias dele, mesmo com a minha aceitação, isso é violência?

Se o outro está tentando violar sua unicidade intelectual, sim. Essa é a definição de violência. Só que o outro não tem acesso a sua unicidade intelectual, então, ele não sabe que está violentando você. Muito provavelmente, o outro acredita que está fazendo um bem, igual quando as mães obrigam os filhos a isso e aquilo convictas de que estão fazendo uma coisa boa. Por fim, se você discorda das ideias do outro, mas decide viver em acordo com elas, daí você está se submetendo intelectualmente, está sendo outroísta submisso intelectual.

© 2020 · 1FICINA · Marcelo Ferrari