Auto-observação é uma prática que acontece em paralelo com sua vida, o tempo todo, não precisa de um tempo reservado. Auto-observação é igual enxergar. Você não precisa reservar um tempo da sua vida para enxergar, você enxerga em paralelo com tudo que faz.
Seja lá o que você estiver fazendo, em paralelo, faça auto-observação também. De manhã, ao invés de apenas se levantar da cama, ir ao banheiro, sentar na privada e cagar. Se levante da cama, vá ao banheiro, sente na privada e cague em auto-observação. Ao invés de apenas trocar de roupa, troque de roupa em auto-observação. Ao invés de apenas passar o dia no escritório, passe o dia no escritório em auto-observação.
Ao invés de apenas viver, assista sua vida enquanto está vivendo. Esteja presente no seu presente. Quem olhar para você de fora, vai ver você vivendo sua vida e só isso. Mas você estará fazendo mais do que apenas vivendo sua vida, estará assistindo sua vida. Estará assistindo o que está fazendo e o que está pensando e sentindo enquanto faz.
Isso é praticar autociência. Isso é ser um autocientista. Quanto mais você pratica auto-observação, mais você desperta a consciência, e mais produz autoconhecimento empírico. Você se conhece, não porque leu, não porque alguém disse, não porque te explicaram, mas porque você está se vendo, se constatando, se evidenciando.