QUAL É SUA PRÁTICA?

01/12/2019 by in category Textos tagged as with 0 and 0

Você é capaz de aprender. Nenhum outro ser no planeta tem esse poder que você tem. E mais! Tudo que você aprende e faz repetidamente, você adquire tanta competência em fazer que você é capaz de fazer sem perceber que está fazendo, ou seja, automaticamente.

Falar português, por exemplo. Você não nasceu falando português, você aprendeu. E detalhe! Aprendeu sozinho e quando era neném. Não é extraordinário? Daí, você praticou e agora as palavras saem da sua boca sem que você precise ficar pensando que b+a é ba, b+e é be, etc.

Essa sua capacidade de fazer as coisas cada vez melhor e automaticamente se chama competência subconsciente. Sem isso, você jamais conseguiria andar e digitar no celular ao mesmo tempo, por exemplo. Mas você praticou andar até se tornar uma competência subconsciente. É por isso que atualmente você anda automaticamente.

A prática faz a prática. Tudo que você pratica se torna uma competência subconsciente. Em outras palavras, tudo que você pratica se torna uma maestria. Sendo assim, te pergunto: Qual é sua prática?

Você pratica reclamar? Se sim, você se tornará mestre em reclamação. Você será tão bom nisso que verá defeito em tudo, até onde não tem. Suas reclamações irão bombar no youtube e você se tornará uma celebridade.

Você pratica arranjar desculpas? Se sim, você se tornará mestre em procrastinação. Você será tão bom nisso que verá dificuldade em qualquer coisa. Tarefas fáceis como trocar uma lâmpada se tornarão impossíveis de serem realizadas.

Você pratica fazer tudo nas coxas? Se sim, você se tornará mestre em mediocridade. Você será tão bom nisso que jamais fará nada de bom. Você terá muitos empregos, mas jamais terá uma profissão. Você terá muitos parceiros, mas jamais terá um relacionamento.

Você pratica se fazer de vítima? Se sim, você se tornará mestre em vitimismo. Você será tão bom nisso que o funcionamento do universo terá um unico propósito: te prejudicar. E a culpa será sempre do governo, do sistema, etc.

Você pratica imposição? Se sim, você se tornará mestre em violência. Você será tão bom nisso que ganhará tudo no grito. Sua política será a ameaça. E todas as pessoas irão te amar por medo.

Você pratica inveja? Se sim, você se tornará mestre em fofoca. Você será tão bom nisso que colocará defeito em tudo. Sua rotina será participar das redes sociais. Sua atividade predileta será compartilhar fake news.

Você pratica controlar? Se sim, você se tornará mestre em cagar regras. Você será tão bom nisso que transformará os 10 mandamentos em 10 milhões de mandamentos. Você se tornará o juiz do universo e condenará todos os infratores a pena de morte, inclusive a si mesmo.

Você pratica fingir? Se sim, você se tornará mestre em hipocrisia. Você será tão bom nisso que sempre dirá exatamente o que o outro quer ouvir. Você jamais discordará dos outros. Você jamais expressará sua opinião. Você jamais será sincero. Você jamais será você.

Então, qual é sua prática?

© 2018 · 1FICINA · Marcelo Ferrari