Primeiro passo para praticar autociência

10/08/2022 by in category Textos tagged as , , , with 0 and 0

Quando você está sofrendo, surge uma voz dentro de você que diz que o culpado pelo seu sofrimento é o outro. Esse outro pode ter muitos nomes, pai, mãe, família, sociedade, vizinho, motorista do carro da frente, patrão, funcionário, entregador de pizza, samambaia, açúcar, vírus, deus, diabo, destino, vida, etc. — Tadinho de mim! Pobre injustiçado vítima de um outro malvado e cruel! — Diz o pensamento. E você acredita nele. Esse é o problema.

Essa voz é a mentalidade vitimista. Acreditar nessa mentalidade é o que te impede de viver bem. O truque é simples. Para viver bem você precisa descobrir o que está te fazendo viver mal, ou seja, a causa do seu sofrimento. Mas quando você acredita que o culpado pelo seu sofrimento é o outro, de que adianta o autoconhecimento? Por isso, o primeiro passo para praticar autociência, é duvidar do vitimismo.

— Ops! Será que talvez, taaaaal veeeez… o culpado pelo meu sofrimento sou eu? Será que talvez, taaaaal veeeez… esse sofrimento está surgindo devido um comportamento interno meu e não devido o comportamento externo do outro.

No instante seguinte, você irá duvidar da dúvida. Tudo bem, é assim mesmo. Mas a mentalidade vitimista sofreu uma rachadura e essa rachadura jamais irá se fechar, só irá aumentar. Até que um dia, ela se transformará em uma obviedade. Você terá a seguinte eureka: — Se sou culpado pelo meu sofrimento, então, também sou culpado pela minha felicidade!

Fim do truque do vitimismo. Você deu o primeiro passo para se tornar um praticante de autociência, descobrir a causa do seu mal viver e começar a viver melhor.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari