Primeiro passo do autoconhecimento

10/08/2022 by in category Textos tagged as , , , with 0 and 0

Quando você está sofrendo, surge uma voz dentro de você que diz que o culpado pelo seu sofrimento é o outro. Esse outro pode ter muitos nomes, pai, mãe, família, sociedade, vizinho, motorista do carro da frente, patrão, funcionário, entregador de pizza, samambaia, açúcar, vírus, deus, diabo, destino, vida, etc. “Tadinho de mim! Pobre injustiçado sou eu!”, diz o pensamento. E você acredita nele. Esse é o problema.

Essa voz é a mentalidade vitimista. Acreditar nessa mentalidade é o que te impede de viver bem. O truque é simples. Para viver bem você precisa descobrir o que está te fazendo viver mal, ou seja, a causa do seu sofrimento. Mas quando você acredita que o culpado pelo seu sofrimento é o outro, de que adianta autoconhecimento? Por isso, o primeiro passo para praticar autociência, é duvidar do vitimismo.

“Ops! Será que talvez, taaaaal veeeez… o culpado pelo meu sofrimento sou eu? Será que talvez, taaaaal veeeez… esse sofrimento está acontecendo por minha causa e não por causa do outro?”. Sua mentalidade vitimista sofrerá uma rachadura e essa rachadura jamais irá se fechar, só irá aumentar. Até se transformará em uma obviedade: “Se sou culpado pelo meu sofrimento, então, também sou culpado pela minha felicidade!”.

Fim do vitimismo. Você deu o primeiro passo para se tornar um praticante de autociência e começar a viver bem.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari