Porque a formiga vence o elefante

23/03/2023 by in category Quatrix, Textos tagged as , , with 0 and 0

Você pensa que se não tivesse medo, ou então, se fosse corajoso, você viveria bem. Engano seu. Medo não é problema, medo é solução. E coragem, por mais estranho que possa parecer, não é um super-poder que vem instalado em alguns seres humanos e faltando em outros. Coragem é medo também. Coragem é medo maior.

Vamos supor que você tem medo de fogo, mas sua casa está em chamas e seus filhos estão lá dentro. Mesmo com a casa em chamas, você atravessa o fogo e salva seus filhos. Foi a coragem que fez você salvar seus filhos? Claro que não, foi o medo de perdê-los. Vamos supor que você tem medo de ficar desempregado, mas seu emprego é insuportável, o ambiente é ruim, o patrão é ruim, o serviço é ruim. Mesmo tendo medo de ficar desempregado, você pede demissão. Foi a coragem que fez você pedir demissão? Claro que não, foi o medo de morrer de desgosto.

Coragem é quando um medo é maior que o outro. Quando você evita decidir, não é por falta de coragem, é por falta de medo. É porque o medo A ainda é menor do que o medo B. Você fica no emprego insuportável porque o medo de ficar desempregado é maior do que o medo de morrer de desgosto e não porque você é um covarde. Você pede demissão porque o medo de morrer de desgosto fica maior do que o medo de ficar desempregado e não porque você é corajoso. O vídeo abaixo, do filme Batman, ilustra bem isso:

Coragem não tem nada a ver com coragem, tem a ver com o tamanho dos seus medos. Mas é aí que acontece uma pegadinha. Medo é reação emocional a uma imaginação, então, seu medo A pode ser uma formiga vencendo um elefante (medo B) porque você está aumentando a formiga através da imaginação. Ficar desempregado pode ser uma formiga, mas você acredita que é um dinossauro, e é assim que a formiga vence o elefante.

Quando a formiga vence o elefante, a culpa não é do medo, que é apenas reação emocional a imaginação, a culpa é sua, que está imaginando que uma formiga é um dinossauro. Para sair desse equívoco, não confronte seu medo, confronte sua imaginação. Investigue o dinossauro para ver se é mesmo um dinossauro ou é apenas uma formiga fantasiada de dinossauro.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari