*Os livros estão na ordem de leitura recomendada.

Por que tenho experiência de tato se não existem objetos materiais?

23/02/2022 by in category Desmaterializando o universo, Fábrica da realidade, Perguntas, Realidade multimídia tagged as , , with 0 and 0

Porque sem os sentidos você não teria experiência de objeto nem de alteridade (eu-outro). Porque não tem o objeto material em si que você percebe com os cinco sentidos, tem apenas a experiência sensorial TEMPORAL que você chama objeto.

Ou seja, os cinco sentidos não percebem os objetos materiais que existem externamente independentemente de estarem sendo percebidos, os cinco sentidos criam os objetos e a perspectiva de alteridade (objeto externo).

Essa é a resposta simples, óbvia e desconcertante. Mas para entendê-la você precisa abandonar a mentalidade materialista.

A mentalidade materialista parte da suposição de que realidade é feita de objetos materiais contidos no espaço. Parte também da suposição de que você é um desses objetos (objeto humano). Por fim, a mentalidade materialista assume que você, objeto humano, tem cinco sentidos e através desses cinco sentidos você percebe os outros objetos.

Essa é a perspectiva perceptiva humana de fisicalidade. O equívoco da mentalidade materialista é que você não é um objeto-humano de fato, você é um ser brincando de objeto-humano, ou seja, você é um ser humano e não um humano ser.

Se você fosse um computador jogando o jogo de ser humano dentro de si mesmo, você também se entenderia como sendo um objeto-humano percebendo os outros objetos através dos cinco sentidos. Isso aconteceria porque a função da perspectiva perceptiva humana de fisicalidade é te colocar no ponto de vista de objeto humano.

Agora, se você, computador jogando o jogo de ser humano dentro de si mesmo, despertasse dentro do jogo, assim como o sonhador desperta dentro do sonho, daí, você entenderia que nem você é um objeto, nem tem objeto externo sendo observado através dos cinco sentidos, assim como também não tem em um sonho.

E o que tem? Tem experiência de objeto-outro feita de cinco sentidos, que contraposta a experiência de objeto-eu, que também é feita de cinco sentidos, cria a suposição de ALTERIDADE FÍSICA (eu-outro) e consequentemente a suposição de que eu (objeto-eu) estou observando o objeto-outro através dos cinco sentidos.

Você perguntou: “Por que tenho experiência de tato se não existem objetos materiais?”

Retire o tato, a visão, a audição, enfim, retire os cinco sentidos que fazem você supor um objeto material e externo, que objeto material e externo tem? Não tem nenhum! E por que não? Porque não tem objeto material e externo em si para ser percebido pelos sentidos, nunca teve, nunca terá. Só tem experiência de objeto, que no caso do ser humano, é feita de cinco sentidos.

© 2021 • 1FICINA • Marcelo Ferrari