*Os livros estão na ordem de leitura recomendada.

Por que o despertar existencial é igual?

31/01/2022 by in category Ciência do nada, Ciência do óbvio, Deus da cara preta, Perguntas tagged as , , with 0 and 0

PERGUNTA COMPLETA: Sendo que cada um é um, por que o despertar existencial é igual?

Justamente porque cada ser é igualmente um ser. Quando você desperta existencialmente, o que você descobre é que você é UM ser, UMA existência, igual todas as existências (seres) do universo.

PERGUNTA: Mas a percepção que cada um tem da existência pode diferir, não pode? Afinal, cada pessoa tem seu próprio conteúdo pessoal e sente de um jeito diferente.

Isso é impossível, porque você-ser não é algo percebido, não é um objeto da sua observação, você-ser é a percepção que está percebendo, é a consciência observadora de todos os objetos. Você-ser é feito o olhar. O olhar vê tudo, comprova tudo, testemunha tudo, mas o olhar não vê o olhar, jamais verá, e ainda assim é inegável que o olhar existe.

PERGUNTA: Então o despertar existencial é impossível! Só posso pressupor minha existência logicamente, mas não tenho como observá-la.

Quase isso! Não é pressupor, é despertar para o óbvio, é perceber que tudo que você percebe são objetos observados, então, são produtos da observação. Quando você percebe isso, você desperta para a observação em si. Essa observação em si não pode ser observada, pois é a observadora. Mas também não pode ser negada, pois obviamente está observando. Então, não se trata de uma crença (suposição), é óbvio, mas sim, é incognoscível.

© 2021 • 1FICINA • Marcelo Ferrari