*Os livros estão na ordem de leitura recomendada.

Por que matéria não é um estudo científico?

11/02/2022 by in category Ciência do nada, Desmaterializando o universo, Perguntas tagged as , , with 0 and 0

COMPLEMENTO DA PERGUNTA: Quando os cientistas descobrirem que a matéria não é material o método científico não vai ser alterado, pois se eu quiser consertar a torradeira eu terei que seguir os mesmos passos: hipótese, experimentação análise e conclusão.

Você está correta em sua observação. Mas não é disso que estou falando quando afirmo que o estudo da matéria não é um estudo cientifico, que é autocientífico. Estou falando em O QUE e você está pensando em COMO. O estudo da matéria é O QUE e não COMO. A pergunta que se busca responder no estudo da matéria é: O QUE é matéria?

Sendo que matéria é experiência, e sendo que experiência acontece no observador e não no observado, é impossível estudar O QUE é matéria através do método cientifico. O único método possível para se estudar O QUE é matéria é o método autocientífico.

Sobre COMO a matéria funciona. Aí sim a metodologia cientifica funciona e continuará funcionando do mesmo jeito, pois não é preciso saber O QUE é para se estudar COMO funciona. Você não sabe O QUE é água, mas sabe COMO funciona. Sabe que pode beber água para saciar a sede. Funciona. Você não sabe O QUE é fogo, mas sabe COMO funciona. Sabe que pode usar o fogo para esquentar a água e tomar um chá. Funciona.

Por isso matéria não é um estudo cientifico, é autocientífico.

© 2021 • 1FICINA • Marcelo Ferrari