LIVROS

*Os livros estão na ordem de leitura recomendada.


LIVROS EXTRAS

Por que iluminado vive mal?

28/09/2021 by in category Ciência do óbvio, Perguntas, Três montanhas tagged as , with 0 and 0

Você é três em um: ser humano fulano.

Então, ao praticar autociência, você produz três tipos de autoconhecimento:

Ser – Autoconhecimento existencial
Humano – Autoconhecimento psicológico
Fulano – Autoconhecimento pessoal

Entender isso é o primeiro passo para esclarecer sua questão. O segundo passo é entender a relação entre autoconhecimento e viver. Qual é a importância do autoconhecimento para viver? Por que você precisa de autoconhecimento para viver?

A resposta é: você não precisa.

Isso mesmo! Você não precisa de autoconhecimento para viver. Os bichos não tem autoconhecimento e vivem. As plantas não tem autoconhecimentos e vivem. A maioria das pessoas no planeta não tem autoconhecimento e vivem.

Mas se você não precisa de autoconhecimento para viver, e a única coisa que você faz na vida é viver, então, para que se dar ao trabalho de praticar autociência e produzir autoconhecimento?

Porque viver não é sinônimo de viver bem. Você não precisa de autoconhecimento para viver, mas precisa para VIVER BEM. É impossível viver bem sem autoconhecimento.

Mas o que é viver bem? E por que é impossível viver bem sem autoconhecimento? Vou usar uma definição simples e que vai de encontro ao seu questionamento para seguirmos no entendimento.

VIVER BEM É LIDAR BEM COM O DESEJO.

Por isso é impossível viver bem sem autoconhecimento. Sem autoconhecimento você lida mal com o desejo. Lidar mal com o desejo é viver mal.

Dito isso, fica claro e fácil de entender sua questão.

A palavra “iluminação” é usada para expressar autoconhecimento existencial, mas autoconhecimento existencial só serve para você ficar consciente existencialmente e nada além disso. Autoconhecimento existencial não te faz consciente da natureza do desejo, como funciona e como lidar bem com ele.

Por isso quando você tem um despertar existencial, você continua vivendo mal. Você se torna um iluminado, começa a fazer palestras, escreve livros, arruma discípulos, porém, como você continua ignorante do seu funcionamento psicológico e pessoal, você continua lidando mal com seu desejo, ou seja, continua vivendo mal.

Para lidar bem com o seu desejo você precisa produzir autoconhecimento psicológico e pessoal. Só autoconhecimento existencial não basta. Aliás, atrapalha, pois quando você tem autoconhecimento existencial, você passa a acreditar que autoconhecimento psicológico e autoconhecimento pessoal é ilusão, é identificação com o ego, e todos essas crenças equivocadas cultuadas entre os espiritualistas.

Enfim, eis porque iluminado vive mal.

© 2021 • 1FICINA • Marcelo Ferrari