PODER DE UMA FRASE

18/11/2020 by in category Textos tagged as , with 0 and 0

“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Livros mudam as pessoas”, diz o poeta Mário Quintana. Assino em baixo e acrescento, para alegria dos preguiçosos, que você nem precisa ler um livro inteiro, basta ler uma frase. Isso mesmo! Uma pequenina frase, quando portadora de uma nova visão, feito um vírus pode mudar radicalmente sua maneira de pensar e de viver.

“Quem não se coloca para fora continua preso por dentro”, é uma frase que escrevi para conscientizar os alunos sobre a importância de falar tudo que pensa e sente, principalmente durante um processo terapêutico. Essa é uma frase que já ajudou muitas pessoas, porém, me ajudou primeiro.

“Quem não se coloca para fora continua preso por dentro”, é uma frase que nasceu da minha ruminação do poema Guardar, do poeta Antônio Cícero. “Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la. Em cofre não se guarda coisa alguma. Em cofre perde-se a coisa à vista”. Essas três primeiras estrofes do poema mudaram meu jeito de viver. Mas não mudaram meu jeito de viver só porque eu li e sim porque coloquei em prática o que li.

Na adolescência, já tinha aspiração de me tornar escritor, mas tinha medo de expor meus poemas. Meu único leitor era a gaveta. Quando li o poema de Antônio Cícero, entendi que a gaveta era meu cofre e que meus poemas não estavam guardados, estavam escondidos. Foi então que resolvi colocar a frase em prática.

Aliás, as estrofes seguintes do poema de Antônio Cícero, diz: “Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica, por isso se declara e declama um poema: para guardá-lo”. Retirei meus textos da gaveta, digitalizei, editei, imprimi, encadernei e produzi meu primeiro livro, Semente De Girassol, que era o título de um dos poemas contidos no livro. Fiz umas 30 cópias e dei de presente de natal para familiares e amigos.

Nunca mais guardei nada em cofre, nem em gaveta. Toda literatura que produzo, publico. Não me importa se minha produção é boa ou ruim, se o leitor irá amar ou odiar. Nada disso é problema meu. Escrevo e publico porque quem não se coloca para fora continua preso por dentro, porque em cofre não se guarda coisa alguma, porque, como digo em outra frase, semente que não dá seus frutos morre de gravidez, e aceito morrer sim, mas nunca de gravidez.

Por fim, não escrevi esse texto para que você coloque minhas frases em prática, mas para lhe aconselhar a colocar as suas. Quando esbarrar com uma frase que lhe tire a respiração e lhe deixe as pernas bambas, igual seu primeiro amor, não perca a oportunidade de colocá-la em prática. Pode ser uma frase poética, filosófica, religiosa, tanto faz. Coloque-a em prática que irá mudar seu mundo. Eu garanto. O fato de você estar me lendo é prova disso.

© 2020 · 1FICINA · Marcelo Ferrari