No começo da minha jornada de autoconhecimento, participei de um grupo de ciências no Yahoo Grupos. Era um grupo formado por físicos e professores de ciências. Certa vez, abri um tópico nesse grupo para estudar a equação de Einstein: e=mc2.
Todo professor adora um aluno bom de pergunta. Quanto mais eu perguntava, mais gostavam de mim. Diziam ser um excelente aluno, muito inteligente, que estava ajudando a elevar o nível da conversa no grupo. Eram só elogios. Até que a conversa chegou na questão da medição.
Não tem como fazer ciência sem medição. É impossível. Sendo impossível, a questão da medição é fundamental. Sendo fundamental, é preciso entendê-la. Foi então que fiz a pergunta que nunca deve ser feita a um cientista, a pergunta proibida na ciência: o que é medir?
Primeiro recebi respostas tipo: medir é pegar uma régua e medir. Refutei todas, dizendo que não me referia a métodos de medição, mas a natureza do verbo medir.
Ninguém soube responder. Disseram que havia saído da ciência e começado a viajar na maionese. Passei de melhor aluno a pior aluno, de queridinho dos professores a persona non grata. Ao invés de elogios, virei alvo de chacota. Por fim, me expulsaram do grupo.
Sabia que isso ia acontecer. Me dei ao trabalho de questionar a equação de Einstein justamente para chegar na pergunta proibida. Queria ver os professores e Phds da ciência se remoendo com uma pergunta tão simples e de resposta tão óbvia.