PERCA AS ESPERANÇAS

02/12/2019 by in category Textos tagged as with 0 and 0

Você vai para a escola sozinho, mas quando chega na escola, você é parte de uma coletividade. A experiência de pertencer a uma coletividade faz você se esquecer da sua individualidade. Você é sempre um indivíduo, um aluno, mas esquece disso e começa a acreditar que é a escola.

Na escola, a aula é coletiva, mas a aprendizagem é individual. Então, não é porque seus colegas aprendem que você aprende também. Seu avanço não depende da aprendizagem coletiva, depende só de você. O contrário também. Não é porque você aprende que seus colegas aprendem também.

A natureza humana é uma escola também. Você vai para a escola humana sozinho também. Você nasce sozinho. E a experiência de pertencer a coletividade humana faz você se esquecer da sua individualidade também. Você acredita que é todo mundo.

Todo mundo é ser humano, mas a descoberta sobre o que é ser humano, é individual. É um equívoco esperar que todo mundo desperte a consciência e viva bem para o mesmo acontecer com você. Seu despertar e sua maestria em viver bem dependem apenas da sua prática de autociência. Então, para viver bem, perca as esperanças e pratique autociência!

© 2018 · 1FICINA · Marcelo Ferrari