Autoconhecimento é uma jornada do ponto A até o ponto B, mas não é uma jornada de deslocamento. Você não viaja de carro, nem de avião para chegar no autoconhecimento, é uma jornada consciencial. O ponto A da jornada é o estado de ignorância, adormecimento, inconsciência sobre o que é ser humano. O ponto B e o estado desperto, consciente. Eis o problema.
Você já é um ser humano, então, você acredita que já sabe. Mais do que acredita, tem convicção. Tanta convicção que até dá conselhos. Só que você não sabe. Você pensa que sabe. Se você soubesse mesmo, não vivia mal. Viver mal é a prova de que você não sabe o que é ser humano. E pior! Além de não saber, você não sabe que não sabe. Você ignora que ignora. Mas como você pensa que sabe, conclui: “Por que vou me dar ao trabalho de descobrir o que já sei?”. Eis como seu autoconhecimento termina antes de começar.
Você é um aluno que acredita que é professor. Eu chamo isso de ignorância Phd. O problema da ignorância Phd é o mesmo de acreditar que você sabe pilotar um avião quando, de fato, ignora. É por isso que você vive mal. É impossível viver bem em estado de ignorância. E como sair da ignorância Phd? O primeiro passo é admiti-la.