Paradoxo da segunda redação

12/08/2022 by in category Textos tagged as , , , with 0 and 0

Primeiro eu fazia minha redação, depois fazia a redação de um amigo. Ele sequer lia o que eu escrevia. Para ele, qualquer coisa era melhor do que ele mesmo escrevendo. Seu interesse não era pelo texto, era pelo diploma universitário. Só que, para meu espanto, a nota da redação do meu amigo era sempre maior que a minha. Isso me intrigava, pois eu escrevia a segunda redação sem capricho nenhum. Então, havia alguém em mim que escrevia melhor do que eu.

Certo dia, esse amigo, interessado em ser um profissional de destaque e ficar rico, me fez uma pergunta que mudou minha vida: “Como faço para ser criativo igual você?”. Era o que estava faltando para entender o paradoxo da segunda redação. Comparei as duas redações e respondi: “Erre!”.

Minha resposta causou mais espanto em mim do que no meu amigo. A primeira redação era a redação certa, escrita para agradar o professor, tirar nota boa e passar de ano. A primeira redação era a redação útil. A segunda redação era a redação errada, escrita pelo prazer da criatividade. A segunda redação era a redação inútil. A primeira redação tinha meu nome, mas era do outro. A segunda redação tinha outro nome, mas era minha.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari