Onde está instalado o sofrimento?

26/05/2020 by in category Perguntas tagged as , with 0 and 0

Pense em um piano. Ao pressionar uma tecla, você produz um som. O que é o som? É a resposta sonora do piano ao estímulo que você imputou nele. Pressionar é INPUT, o som é OUTPUT. Porém, o som que você escuta não é qualquer output, é um output correspondente. Se você pressionar a tecla Dó, o output sonoro correspondente é a frequência de 264 Hz (Dó). Se você pressionar a tecla Ré, o output sonoro correspondente é a frequência de 297 Hz (Ré). Se você pressionar a tecla Mi, o output sonoro correspondente é a frequência de 330 Hz (Mi). E assim por diante.

Agora, pense no seu sistema emocional como um piano de quatro notas. Cada instante de realidade que você experimenta é um INPUT pressionando uma tecla no seu piano emocional. E qual é o output? Qual é o som que seu piano emocional produz? São as emoções.

Se o input é dimensão física,
o output emocional correspondente é uma frequência
que vai de graça a raiva.

Se o input é dimensão sensorial,
o output emocional correspondente é uma frequência
que vai de alegria a tristeza.

Se o input é dimensão afetiva,
o output emocional correspondente é uma frequência
que vai de amor a mágoa.

Se o input é dimensão racional,
o output emocional correspondente é uma frequência
que vai de paz a ânsia.

Sofrimento é você experimentando emoções desagradáveis: ânsia, mágoa, tristeza ou raiva. Felicidade é você experimentando emoções agradáveis: paz, amor, alegria ou graça. Só tem oito tipos de emoções, porque seu piano emocional é um piano humano e o piano humano é quaternário. Sobre a função das emoções, vou pular, pois você já sabe que é função de GPS para viver bem. Então, agora vou responder sua pergunta:

Onde está instalado o sofrimento?

Onde estão instaladas as notas de um piano? Em lugar nenhum e no piano inteiro. As notas de um piano são o fantástico resultado do funcionamento do piano como um todo. Analogamente, o mesmo acontece com as emoções, não estão instaladas em lugar nenhum do sistema emocional, mas no sistema emocional inteiro. Suas emoções são o fantástico resultado do funcionamento do seu sistema emocional como um todo. Ou seja, experimentar um estado emocional é como ouvir uma música. Podemos pensar, por exemplo, na raiva como um solo de guitarra de heavy metal e na graça como uma sonata de Bach.

Muito louco ser humano, não acha?

© 2020 · 1FICINA · Marcelo Ferrari