*Os livros estão na ordem de leitura recomendada.

O paradoxo da fenda dupla é a comprovação científica de que a realidade não é material?

04/02/2022 by in category Ciência do nada, Desmaterializando o universo, Perguntas tagged as , , , with 0 and 0

O paradoxo da fenda dupla não prova a virtualidade da matéria, mas cria um enorme “ENTÃO PORQUÊ?”. Na resenha do filme do Darwin, criei um diálogo entre pai e filho sobre a crença em Papai Noel. Segue um trecho:

— Mas Pai, nós moramos em um apartamento, não tem chaminé aqui, como o Papai Noel vai entrar aqui em casa? — você questiona.

— Ele entrará pela janela — responde seu pai.

— Mas Pai, são milhões de crianças no mundo, como o Papai Noel vai conseguir entrar em todas as casas em uma noite só? — você questiona.

— O trenó dele é turbinado e anda na velocidade da luz — responde seu pai.

— Mas Pai, são muitos presentes para carregar, como o Papai Noel vai carregar tudo em um trenó só? — você questiona.

— O Papai Noel tem um saco gigante que cabe tudo — responde seu pai.

Percebe? Os questionamentos do filho não provam a inexistência do Papai Noel, até porque é impossível provar que algo não existe uma vez que o ato de provar é afirmar uma existência. Mas os questionamentos do filho criam um enorme “ENTÃO PORQUÊ?” sobre a crença no Papai Noel. O paradoxo da fenda dupla faz o mesmo com o materialismo. Se matéria é material ENTÃO POR QUE se comporta de forma diferente com a medição?

Se os cientistas fossem autocientistas conscientes sobre criação de realidade, a experiência da fenda dupla não seria paradoxal nem espantosa, seria óbvia.

© 2021 • 1FICINA • Marcelo Ferrari