Novo paradigma chamado Egogame

10/11/2022 by in category Capitulos, Egogame with 0 and 0

Egogame é um paradigma autocientífico que estou construindo dentro da sua cabeça para lhe ajudar a entender o que é ser humano. O primeiro passo para que isso se realize, é fazer você entender o que é paradigma.

Paradigma é a lógica que você está usando para entender a realidade que você está experimentando, é o software mental que você está usando para transformar sua percepção em entendimento.

Para entender o que você está experimentando, você precisa raciocinar o que você está experimentando (pensar). Para pensar, você precisa usar uma lógica de entendimento.

Existem diversas formas de você pensar a mesma experiência, ou seja, existem diversos paradigmas disponíveis dentro da sua cabeça assim como aplicativos dentro de um celular. O tipo de paradigma que você usa para pensar o que está experimentando determina o tipo de entendimento que você tem sobre o que está experimentando. Por isso, quando você muda o paradigma, você muda o entendimento.

Imagine que você está olhando para um objeto em cima da mesa. Se você usar o paradigma geométrico para entender o objeto, você entenderá que está vendo uma esfera. Se você usar o paradigma físico para entender o objeto, você entenderá que está vendo um corpo. Se você usar o paradigma ótico para entender o objeto, você entenderá que está vendo tons de amarelo. Se você usar o paradigma botânico para entender o objeto, você entenderá que está vendo uma laranja.

Percebe como a mudança de paradigma muda seu entendimento sobre o que você está experimentando? Parece até que a experiência muda, mas não, a experiência continua a mesma, o que muda com a mudança de paradigma é seu entendimento da experiência.

Egogame é um paradigma autocientífico que estou construindo dentro da sua cabeça para lhe ajudar a entender melhor essa experiência que você chama de vida.

Não vou mudar isso que você chama de vida. Depois da leitura desse livro, você continuará tendo exatamente a mesma experiência de vida que estava tendo antes da leitura. Mas vou mudar seu paradigma sobre o que é viver. Vou construir um novo paradigma dentro da sua cabeça.

A sensação que você terá ao pensar a vida através do paradigma do egogame é que você morreu e ressuscitou para um novo tipo de experiência humana. Você terá um espanto do tipo: “Como assim! Como nunca percebi isso antes! É óbvio! Onde eu estava com a cabeça?”. Você estava com a cabeça em outros paradigmas que vou explicar mais para frente neste livro.

Dito isso, vamos ao motivo do livro.

Por que estou construindo esse paradigma chamado egogame dentro da sua cabeça? A resposta é: eficiência.

Todos os paradigmas que você usa atualmente para entender o que é ser humano são ineficientes para produzir bem viver e boa convivência. É impossível para qualquer ser humano viver bem e conviver bem usando qualquer um dos tradicionais paradigmas presentes na cultura humana. Prova disso é que todos vivem mal e convivem mal. Um novo paradigma precisa ser construído para possibilitar o bem viver e a boa convivência. A função desse livro é construir esse novo paradigma para que você, finalmente, consiga viver bem e conviver bem.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari