*Os livros estão na ordem de leitura recomendada.

Não entendo o despertar existencial, como atingí-lo?

16/01/2022 by in category Ciência do nada, Ciência do óbvio, Perguntas tagged as , , with 0 and 0

Para despertar existencialmente você deve praticar autoobservação existencial. Mas pelo seu relato, percebo o motivo da sua dificuldade. É o seguinte:

Você está tentando despertar existencialmente através do raciocínio, como se o despertar existencial fosse uma equação matemática a ser resolvida. Isso é um equívoco.

Não se chega ao despertar existencial através do raciocínio porque o raciocínio também é um objeto observado e despertar existencial é despertar para a consciência observadora que está observando todos os objetos, tanto os físicos como os psicológicos (mentais).

Você desperta existencialmente através da percepção do raciocínio e não raciocinando. Ou seja, o despertar existencial é irracional.

Pratique ficar consciente da percepção acontecendo. Perceba-se percebendo. Em algum momento dessa prática, você terá um despertar existencial. Quando tiver, você irá dizer “entendi!” e será capaz de explicar racionalmente a si mesmo e aos outros.

Eu uso o raciocínio para falar de algo que você, aluno, ainda ignora. Quando explico sobre o despertar existencial, estou falando de cor para pessoas com os olhos fechado. Faço isso porque não tem como transmitir lucidez, só dá pra transmitir explicações.

Você, aluno, começa a raciocinar minhas explicações acreditando que chegará ao despertar existencial através do entendimento, mas não importa o tanto que uma pessoa com os olhos fechados raciocine explicações sobre as cores, ele jamais chegará ao entendimento das cores raciocinando.

Contudo, basta abrir os olhos e a pessoa que estava ignorante das cores chegará ao entendimento das cores sem qualquer raciocínio. E mais! Tão logo fique consciente das cores, todas as explicações anteriormente ilógicas e sem sentido passarão a ter lógica e sentido.

Analogamente, o mesmo acontece com o despertar existencial.

Raciocinar as explicações é um começo, ajuda você a ficar consciente de que está na ignorância existencial (está com os olhos fechados). Depois que você entende isso, para despertar existencialmente (abrir os olhos), você deve abandonar o raciocínio se tornando um observador de tudo que você experimenta, o que inclui o raciocínio.

© 2021 • 1FICINA • Marcelo Ferrari