O que acontece na ideia do materialismo? Quem está te criando é o espaço. Não tem explicação. A ciência não consegue explicar por que a forma se mantém sempre da mesma forma, porque um abacate permanece sendo um abacate. Ele podia, de repente, virar um sapo. Ele podia desintegrar. E por que você não desintegra?
Nada garante que a forma vai permanecer sempre da mesma forma, só que permanece. Se você está contido no espaço, se é o espaço que está te criando, então, o espaço que te contém está te dando forma. Agora, por que esse espaço que é feito de nada e como esse espaço que é feito de nada consegue te manter da mesma forma?
Entende? A forma fica sem fôrma. A forma não aparece no materialismo. A forma tá sempre da mesma forma, o abacate nunca vira sapo, mas não tem um motivo pro abacate ter forma de abacate, nem pra ele deixar de ter forma de abacate virar um sapo.
Só que você está tão bitolado no materialismo que nem se dá conta que no próximo instante o abacate pode virar um sapo. Acha um absurdo. “Como? O Ferrari tá delirando? No próximo instante o abacate é abacate e ele vai continuar sendo abacate”. Quem garante? Nada garante! Daqui a pouco tudo pode desaparecer. Puft!
Mas você acredita que não pode. Por que não pode? Não pode porque nunca aconteceu. Mas porque nunca aconteceu não significa que não possa acontecer.
Como funciona a mentalidade materialista? O espaço te cria por algum motivo e ele cria dessa forma e você não tem explicação por que é dessa forma, ou seja, não tem a fôrma. Você está sempre experimentando uma forma que não se desintegra, que permanece. Tem algo fazendo isso, produzindo a forma. Como se tivesse um programa.
Por isso é bom usar a analogia do computador. Quando você vê as coisas acontecendo no computador, tem um programa fazendo acontecer. Por exemplo, um emoji aparece na tela e dá um sorrisinho. O emoji tem a forma de emoji e dá aquele sorrisinho, não aleatoriamente. Tem um programa que faz o emoji ter aquela forma e não virar um outro emoji, ou não virar um sapo, ou não virar um abacaxi. Tem um programa controlando tudo aquilo. É o programa que possibilita que o emoji apareça com aquela forma.
O programa é a fôrma. O programa é a inteligência que está mantendo a forma e dando vida para ela. Agora está acontecendo o mesmo. Para você estar se vendo como um corpo no espaço, tem um programa fazendo isso acontecer. Só que você não vê esse programa, assim como você não vê o programa no computador, você só vê a experiência, só vê o que está na tela, só vê a realidade. Então, você acha que é milagre.
Você não vê a fôrma, que é a programação, você vê o resultado. Você está acostumado com o resultado e você acha que está acontecendo por milagre. O abacate não vira sapo por milagre. Tem um milagre que impossibilita e faz com que o abacate continue abacate e não vire sapo. Mas não é milagre. O abacate continua abacate porque tem uma programação fazendo ele ser abacate.
Eu estou mostrando o problema do materialismo pra você. O problema do materialismo é ignorar a fábrica da realidade. Você vê a realidade, experimenta a realidade, mas não experimenta a fábrica da realidade.
Quando a 1ficina explica que você é a fábrica da realidade, o que a 1ficina está dizendo é que você é o espaço. Tudo isso que você está experimentando, que você acha que é espaço, não é espaço, é você. Quando você olha pro sol e vê o sol, o sol está dentro de você. Por quê? Porque o sol está no espaço. Qual espaço? Você. Você é o espaço. “Porra, mas o sol tá dentro de mim?” Está! O sol é uma experiência. Sua experiência está dentro de você.
O grande problema de você entender que você é o espaço, é que o universo desaparece. O universo entra dentro de você. Se o universo está dentro de você, não tem nada do lado de fora. Não tem chão, entende? Não dá nem pra você cair em queda livre, porque para você cair em queda livre, você tem que ser um corpo, mas não tem corpo, não tem nada.
Você é o espaço, é a absoluta inversão da física. Na mentalidade materialista da física, você é um corpo contido no espaço. Para você entender a fábrica da realidade, você tem que entender que você é o espaço que contém todos os corpos, inclusive o seu.