NÃO ACREDITE EM ESPÍRITO

14/02/2016 by in category Textos with 0 and 0

É comum pessoas de cultura espiritualista virem conversar comigo. É muito comum também, durante estas conversas, me perguntarem se acredito em espírito. Digo que não. Surge um mal estar na conversa. Primeiro deixo o mal estar fazer seu trabalho, depois explico que não acredito em espírito porque, para mim, é evidente, não é crença. O ânimo espiritualista volta.

Daí me perguntam: “O que é espírito?”. Respondo olhando no olho da pessoa: “Espírito é você!”. A pessoa trava. Impressionante. A pessoa já leu todos os livros, sabe tudo sobre a vida dos espíritos, todas as fofocas, mas não sabe de si por si. “Como assim, espírito sou eu! Explica melhor!”, elas dizem. Daí quem trava sou eu. Respondo devolvendo a responsabilidade: “Como eu, que não sou você, posso fazer você ficar consciente de si?”.

Mas entendo a dificuldade. O que somos é mais perto do que perto. Por isso o oráculo aconselha: “conheça a ti mesmo”. Acreditar em espírito bloqueia o autoconhecimento. Você não é uma crença. Para se conhecer, seja prático e científico, pratique autociência.

© 2018 · 1FICINA · Marcelo Ferrari