Medida de todas as coisas

13/09/2023 by in category Homem vertical tagged as , with 0 and 0

Você possui uma faculdade cognitiva que funciona igual um dicionário, possibilitando que você faça distinções de alteridade. Essa faculdade se chama intelectualidade. É graças a essa faculdade que você é capaz de distinguir as coisas. Quando você usa uma xícara ao invés de um penico para tomar chá, por exemplo, é sua intelectualidade que lhe diz o que é xícara e o que é penico, caso contrário, você tomaria chá em um penico.

Existe uma frase famosa que diz que o homem é a medida de todas as coisas. É verdade. Porém, é mais do que isso. Cada um é a medida de cada coisa. Tem aquele clássico meme de duas pessoas olhando para um número no chão. Uma pessoa vê o número 6 e a outra vê o número 9. Qual é o número correto: 6 ou 9? Ambos são corretos para cada um dos definidores, medidores, observadores.

Contudo, divergência de definições sobre objetos concretos (físicos) é incomum. Quase ninguém discorda, por exemplo, sobre o que é uma porta e o que é uma parede. Só que definições não se aplicam apenas a objetos concretos, se aplicam também a objetos abstratos, ou seja, conceitos. É aí que a relatividade aumenta, e muito.

Tomate, por exemplo, é legume ou fruta? Depende de como cada um define fruta e tomate. Uma definição é tipo uma caixinha. Quando o tomante se encaixa na sua caixinha de fruta, é fruta, caso contrário, é legume. Para outra pessoa que usa outra definição (outra caixinha), pode ser exatamente o oposto. E assim por diante: cada um é a medida de cada coisa.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari