Mea culpa, mea máxima culpa

03/01/2023 by in category Capitulos, Meu big bang with 0 and 0

Só você pode assoprar sua realidade, ninguém mais, então, você é o único culpado pelo estado da sua realidade. E isso é ótimo! Quando a culpa é só sua, a mudança só depende de você. Se o culpado pelo estado da sua realidade não fosse exclusivamente você, daí seria problemático, pois não há nada que você possa fazer para mudar um efeito do qual você não é a causa.

Acontece que você quer ser culpado pelo bem-bom, mas não quer ser culpado pelo bem-mal. Você faz igual o Homer Simpson: “Se a culpa é minha, eu ponho em quem eu quiser”. Bode expiatório não falta. Pais, cônjuge, filhos, sociedade, matrix, governo, ETs, lei de Darvin, lei de Murphy, mente, ego, karma, vidas passadas, Deus e o Diabo.

Esse seu jeito de viver se chama omissão. E tem intenção positiva: viver bem. Só que não funciona. Pelo contrário, além de te fazer viver mal, te mantém preso na realidade indesejada. O sopro é seu, a culpa é sua. Assuma a culpa ao invés de fugir dela. Ser o único culpado pelo estado da sua realidade é a melhor iluminação que você pode ter. Quando sua realidade está ruim, só depende de você melhorá-la.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari