Maldição de Sísifo

29/09/2022 by in category Textos tagged as , , with 0 and 0

Imagine que você está empurrando uma pedra. O que acontece se você parar de empurrá-la? A pedra para imediatamente de se mover, não é? E por que? Porque a pedra não estava se movendo por vontade própria, era a sua vontade que estava movendo a pedra. Analogamente, o mesmo acontece com tudo que você empurra, marido, esposa, namorado, filhos, amigos, sociedade, etc. Quando você para de empurrá-los, eles param de se mover, pois eles também não estão se movendo por vontade própria, é a sua vontade que está movendo todos eles.

E qual é o problema de empurrar os outros? O problema é que, igual no mito de Sísifo, você perde sua vida fazendo um trabalho exaustivo, inútil e sem sentido. Sísifo foi um personagem da mitologia grega que enganou os deuses e foi condenado a realizar um trabalho exaustivo, inútil e sem sentido: empurrar uma grande pedra montanha acima por toda a eternidade. Toda vez que Sísifo empurrava a pedra até o topo da montanha, a pedra rolava para abaixo. Então Sísifo tinha que empurrar a pedra novamente até o topo, todos os dias, por toda a eternidade.

No trabalho da 1ficina, a maldição de Sísifo recebe o nome de Outroísmo Impositivo. Outroísmo porque o propósito da sua vida é a vida dos outros, impositivo porque esse propósito é empurrar os outros. Você acredita que os outros devem ser verdes, então, os empurra para o topo da montanha verde. Assim que você para de empurrar, eles voltam a ficar amarelos, azuis, vermelhos, cinzas, alaranjados, etc. Daí, lá vai você, feito Sísifo, empurrar os outros novamente para o topo da montanha verde.

Claro que, sendo outroísta impositivo, você tem convicção de que está fazendo um bem aos outros. Outroísmo impositivo é síndrome de super-herói. Só que ninguém gosta de ser empurrado para dentro de padrões alheios. Então, você não está salvando nem fazendo bem a ninguém. Mas o pior não é isso. O pior é que se você passa a vida empurrando a vida dos outros, como vai empurrar a sua?

A grande maldição de Sísifo, não é que ele jamais obterá êxito em sua missão, mas que irá perder sua vida fazendo um trabalho exaustivo, inútil e sem sentido. A grande maldição do outroísmo impositivo também é essa. Quanto mais você tenta ganhar no jogo de controlar a vida dos outros, mais você perde o controle da sua própria vida. Você vive mal, pois se já é problemático viver empurrando uma pedra, mais problemático ainda é viver empurrando seres humanos que possuem vontade própria e arbítrio.

Sísifo está condenado mesmo, não tem jeito, pois a maldição de Sísifo é um castigo dos deuses. Só que o mesmo não ocorre com a maldição do outroísmo impositivo. Não é um castigo dos deuses. Nada nem ninguém obriga você a viver de forma outroísta impositiva. É uma escolha sua. Você mesmo se obriga a viver igual Sísifo. E essa é a boa notícia. Pois, sendo opção sua, você sempre pode mudar de opção.

Abra a mão, a pedra cai sozinha.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari