Lado oculto da reclamação

05/11/2023 by in category Capitulos, Reclame a si tagged as , , with 0 and 0

Você sabe o que é reclamar. Todo mundo sabe. Quem nunca reclamou ou nunca ouviu uma reclamação? O que você não sabe é o que está escondido por trás da reclamação. Para que o lado oculto da reclamação venha a tona, para ficar explícito, óbvio, ululante, o primeiro passo é entender que reclamação é uma estratégia. Toda estratégia tem um objetivo. Sendo assim, surge a primeira pergunta reveladora: qual é o objetivo da reclamação?

Está preparado para ouvir a resposta? Afinal, sua vida inteira tem sido uma lamúria. Você acorda reclamando. Escova os dentes reclamando. Toma café reclamando. Vai trabalhar reclamando. Almoça reclamando. Volta para casa reclamando. Assiste televisão reclamando e dorme reclamando. Tem certeza que quer ficar consciente do que está fazendo? Ok! Vou responder à pergunta. Mas depois não vem reclamar comigo.

O objetivo da reclamação é se colocar no lugar de vítima. Esse é o lado oculto da reclamação. Reclamação é vitimização (vitimismo). E o que é vitimismo? Vitimismo também é uma estratégia. E qual é o objetivo do vitimismo?

Mais uma vez te pergunto: está preparado para ouvir a resposta? Afinal, sua vida inteira tem sido um vitimismo de cabo a rabo. Você acorda vitimista. Escova os dentes vitimista. Toma café vitimista. Vai trabalhar vitimista. Almoça vitimista. Volta para casa vitimista. Assiste televisão vitimista e dorme vitimista. Tem certeza que quer ficar consciente do que está fazendo? Ok! Vou responder à pergunta. Mas depois não venha se fazer de vítima.

O objetivo da reclamação é fugir da culpa, ou seja, da responsabilidade. Duvida? Não precisa acreditar em mim! Comprove por si! Observe quantas vezes você já reclamou de algo com o objetivo de se colocar no lugar de culpado? Nunca! Zero vezes! E por que não? Porque culpado é o oposto de vítima e a reclamação é uma estratégia para se colocar no lugar de vítima e fugir do lugar de culpado (lugar de responsável).

Kabum! Não tem mais volta! Sua ignorância sobre a reclamação foi atingida como um navio em alto mar. E quanto mais você continuar lendo esse livro, mais sua ignorância será bombardeada. Recomendo que continue até que sua ignorância naufrague completamente. O hábito da reclamação parece ser positivo, parece até nobre, mas como acabou de descobrir, é vitimismo, que além de equivocado, só serve para fazer você viver mal.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari