Introdução a teimosia

26/11/2023 by in category Capitulos, Teime tagged as , , with 0 and 0

É bom ser teimoso. Eu garanto. Se eu não fosse teimoso, não tinha chegado aqui e não estaria escrevendo esse livro. Quando decidi seguir pelo caminho do autoconhecimento, aos 21 anos, tive que ir contra tudo e todos, família, sociedade, amigos e inimigos. Tive que largar meu emprego e minha carreira. Abandonei a banda de rock em que tocava. Abandonei meu vício em álcool e outras drogas. E depois de muitos anos no autoconhecimento, tive que abandonar todas as escolas por onde passei, todos os livros que li, todos os ensinamentos que recebi e todos os gurus que cruzaram meu caminho.

Fiz tudo isso baseado no que? Na mais pura e absoluta teimosia. Pois a teimosia nunca me prometeu nada em troca. Nunca disse o que viria no futuro. Nunca sequer disse o que viria depois do próximo passo. Me dizia apenas: “teime!”. E eu teimei. Muito. Noite e dia. Teimei até o meu limite. E todas às vezes que desisti, teimei em tentar novamente. E foi assim, de teimosia em teimosia, que cheguei aqui.

É com conhecimento de causa que afirmo: não existe maior poder no universo do que a teimosia. Imagine como seria o mundo se por um dia, apenas um dia, todos teimássemos em ser bons, verdadeiros, íntegros, justos, éticos, amorosos, pacientes, benevolentes, beneficentes, etc. Seria maravilhoso, não é? O problema é que usamos a teimosia no sentido posto. Teimamos em ser maus, mentirosos, corruptos, anti-éticos, violentos, impacientes, impiedosos e nocivos. Somos teimosos por natureza, mas usamos a teimosia contra nosso próprio bem. Isso acontece porque teimosia sem consciência é igual carro sem motorista.

Teime! Teime muito! Teime sempre! Teime com todas as suas forças. Teime até desfalecer! Teime mesmo quando tudo e todos estiverem em oposição. Mas teime com consciência para teimar no sentido correto, benéfico, auto-realizador. Esse livro tem o propósito de ajudar você a despertar a consciência e assim fazer bom uso da teimosia. Boa leitura!

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari