LIVROS

*Os livros estão na ordem de leitura recomendada.

Iluminação é caviar

26/09/2019 by in category Ciência do óbvio, Textos, Três passos tagged as , with 0 and 0

Eu tinha muita curiosidade de provar caviar na infância, mas só servia em festa de adulto rico. Eu não era adulto nem rico, então, só me restava ficar fantasiando o sabor.

Certo dia, um tio viajou para Rússia e trouxe um pote de caviar de presente para minha mãe. Fiquei doido para experimentar. Minha mãe disse que caviar era iguaria e só seria aberto numa ocasião especial. Pqp! Fazer o que? Continuei fantasiando.

Quando chegou o natal, abriram o tal do caviar.

Creeeeeeeedo! Foi o sabor mais horrível que jamais experimentei. Caviar tem gosto de barraca de peixe em fim de feira. Não era nada do que imaginava. Fiquei muito decepcionado.

Iluminação é o caviar dos buscadores espirituais.

Só busca iluminação quem vive no mundo da fantasia e imagina que é algum tipo de experiência transcendental. Só que iluminação é o oposto disso. É o fim do equívoco da transcendência. Iluminação não é sequer uma experiência, logo, nem gosto tem.

Quando você desperta a consciência, você se dá conta do óbvio: eu existo. Só isso! E nada além disso.

Mas não adianta explicar isso para um buscador espiritual, assim como não adiantaria me dizer que caviar era horrível. Tive que me decepcionar por mim mesmo, tanto com o caviar como com a iluminação.

Se você é um buscador espiritual, boa viagem rumo a decepção. Quando atingir a iluminação, comemore com caviar.

© 2020 · 1FICINA · Marcelo Ferrari