Você, assim como todo ser humano, quer ser valoroso, ou seja, quer ser superior. Então, quando alguém te subestima, é como se você e essa pessoa estivessem brincando de gangorra e ela te colocasse para baixo para ficar por cima. Esse tipo de interação faz você se sentir inferiorizado. Para sair do sentimento de inferioridade, você precisa subir na gangorra. Para subir, você precisa reverter a avaliação inferiorizante do outro. Para reverter, você faz com o outro o mesmo que ele fez com você: subestima ele.
Essa brincadeira de gangorra narcísica acontece por infinitas estratégias de subestima. Ironia, xingamento, maledicência, desprezo, humilhação, porrada, etc. Independente de qual estratégia é usada, a brincadeira é a mesma, o objetivo é o mesmo, e o resultado também é o mesmo: estresse, inimizade, conflito e mal viver.
Como se libertar da gangorra narcísica? Simples! Dando ao outro a liberdade de se considerar melhor do que você. Qual é o problema do outro te subestimar e se considerar superior a você? Em que isso altera sua realidade? Se você se considera magro e o outro te considera gordo, em que isso altera seu peso? Se você se considera inteligente e o outro te considera burro, em que isso altera seu cérebro? Se você se considera bonito e o outro te considera feio, em que isso altera sua fisionomia?
Responder essas perguntas faz você perceber como é inútil e improdutivo brincar de gangorra narcísica. É isso mesmo! Só serve para manter você preso ao mal viver. Desista agora mesmo dessa brincadeira vertical e venha brincar na horizontal, onde ninguém é superior ou inferior, cada um é o que é.