Consciência não cria realidade, apenas constata a realidade criada. Quem cria a realidade é a potência e não a consciência. Essa ideia de que a consciência cria a realidade é um equívoco disseminado pela física quântica.
Para física quântica a consciência nada mais é que deus com roupa de laboratório científico, mas é deus igual o deus da religião. A física quântica confunde a capacidade que o ser tem de testemunhar sua criação com a capacidade de criação. Vou fazer uma analogia com a imaginação para ilustrar esse equívoco.
Imagine o Gato de Botas. Você está vendo o Gato de Botas na sua imaginação porque está criando o Gato de Botas na sua imaginação. Contudo, sem imaginação, como você poderia estar vendo o Gato de Botas? Não poderia.
Criar a realidade e testemunhar a realidade não é a mesma coisa. Consciência é testemunhar. Criar é potência. Você-ser tem 3 aspectos: existência, potência e consciência. Sem o entendimento desses 3 aspectos surgem equívocos como esse da física quântica de igualar consciência com potência.