O maior desafio no trabalho da 1ficina foi (ainda é) coordenar o grupo de veteranos. Escrever livros e textos, fazer áudios, vídeos e dar aulas só depende de mim, então, essa parte, embora trabalhosa, sempre foi fácil de executar. O comportamento alheio não depende de mim, então, tive que sofrer muito para descobrir como transformar um amontoado de pessoas em um grupo.
A primeira coisa que precisei aprender foi isso: não existe grupo. O que chamamos de grupo é na verdade um amontoado de pessoas. Em um grupo existem divergências e conflitos, mas não existe exclusão e desrespeito, pois o que une o grupo é maior do que o que separa. Demorei muito tempo até ficar consciente disso. Acreditava que bastava juntar as pessoas e já havia um grupo.
Transformar um amontoado de pessoas em um grupo é a tarefa mais trabalhosa que existe no universo, pois requer um egoísmo do tamanho do universo. Requer egoísmo maior. Egoísmo menor é quando cada um cuida de si (do seu próprio universo). Egoísmo menor é ótimo! Cuidar de si é ótimo! Você assume a responsabilidade por si e assim não sobrecarrega os outros.
Boa parte do trabalho da 1ficina é ajudar as pessoas a chegarem no egoísmo menor, que a 1ficina chama de autoísmo. Contudo, o egoísmo menor não é o fim da viagem. O fim da viagem é o egoísmo maior. Egoísmo maior é quando cada um cuida de si e do grupo. Egoísmo maior é o suprassumo da convivência. Porém, não acontece por decreto. Não há lei no universo capaz de transformar um amontoado de pessoas em um grupo. Egoísmo maior só acontece por obra da consciência desperta.
Tem uma frase da 1ficina que diz: “Você é um ser humano, você não precisa encontrar sua tribo, você precisa aceitá-la”. Essa aceitação é o egoísmo maior entre os seres humanos. Convivemos mal porque não somos um grupo humano, somos um amontoado de pessoas.
Resumindo, meu maior desafio no trabalho da 1ficina foi (ainda é) coordenar o grupo de veteranos, porque não depende de mim transformar um amontoado de pessoas em um grupo, depende de cada pessoa no grupo. Contudo, sendo coordenador, posso propor regras de participação que estimulem essa transformação. E foi o que fiz com a criação dos eurekarios.
Os eurekarios são tanto um lugar para prática da autoanálise e despertar da consciência, como para prática do egoísmo maior. A criação dos eurekarios é recente, tem 4 anos de funcionamento, mas os resultados são ótimos. Os veteranos da 1ficina ainda não são um grupo, estão longe disso, porém hoje estão mais perto do que ontem. Passo a passo, estão chegando.
Esse livro foi mais um passo. Prossigamos…
Que o meu egoísmo seja tanto,
que abrace o universo inteiro.
Que o meu egoísmo seja santo,
santo e verdadeiro.
Se o que eu quero é o que você quer,
então, qual é o problema?
Se eu não quero o que você não quer também
porque o dilema?
Você fere e mata, eu ofendo,
você bate, eu revido.
mas eu juro que eu não entendo
qual é o sentido.
Eu sou com você
você é comigo
Sou um com você
você é comigo.
Que o meu egoísmo seja um canto,
um canto em pleno apogeu.
Que o meu egoísmo seja um tanto,
um tanto maior do que eu.
Se o que eu quero é o que você quer,
então, qual é o problema?
Se eu não quero o que você não quer também
porque o dilema?
Você fere e mata, eu ofendo,
você bate, eu revido.
mas eu juro que eu não entendo
qual é o sentido.
Se o que nos une é maior
que coroa ou cara
E um mais um é sempre igual a nós
O que nos separa?
Eu sou com você
você é comigo
Sou um com você
você é comigo.
Que o meu egoísmo seja tanto,
que abrace o que não tem fim.
Que o meu egoísmo seja, portanto
o melhor que há em mim.