EGOFONIA

29/03/2020 by in category Práticas with 0 and 0

01 | SOFRIMENTO

IDENTIFIQUE SEU SOFRIMENTO

Qual emoção desagradável você experimentou, experimenta ou está experimentando? Por exemplo: Ânsia, Medo, Mágoa, Tristeza, Nojo, Raiva, etc.

Exemplos

EXEMPLO:

Emoção: Tristeza

02 | OBJETO

IDENTIFIQUE O OBJETO DO SEU SOFRIMENTO.

O que está lhe fazendo sofrer? O que tem lhe feito sofrer? O que lhe fez sofrer?

Exemplos

EXEMPLO:

Objeto do sofrimento: Os homens.

03 | PROBLEMA

IDENTIFIQUE O PROBLEMA.

O que o objeto do seu sofrimento faz, ou é, ou tem, que resulta nesse sofrimento?

Exemplos

EXEMPLO:

Problema: Não entendem meu amor por eles.

04 | PERSONAGENS

PERSONIFIQUE O OBJETO DO SEU SOFRIMENTO E SEU SENTIMENTO

Transforme o objeto do seu problema em um personagem (outro). Pode ser coisa, bicho, planta, figura imaginária, pessoa conhecida, pessoa famosa, pode ser qualquer imagem, apenas procure fazer com que a imagem escolhida seja simbólica do objeto do seu problema. Transforme a si mesmo em um personagem (eu). Pode ser coisa, bicho, planta, figura imaginária, pessoa conhecida, pessoa famosa, pode ser qualquer imagem, apenas procure fazer com que a imagem que escolher para você seja simbólica do seu sofrimento.

Exemplos

EXEMPLO:

Outro:  Homem de gelo.
Eu: Mulher invisível.

05 | RECLAMAÇÃO

RECLAME DO OUTRO

Diga ao OUTRO tudo que você (EU) sente e pensa dele. Explique detalhadamente ao outro o que ele faz, o que ele é, e o que ele tem, que lhe faz sofrer.

Exemplos

EXEMPLO:

MULHER INVISÍVEL: … (reclamando com o HOMEM DE GELO) … Homem de Gelo, seu filha da puta!! Como me arrependo de ter te conhecido!! Como você é egoísta! É insensível! Só pensa em você. Só pensa no que é bom pra você. Só pensa nos seus interesses mesquinhos. Só pensa em tirar vantagem de alguém. Diz que ama, diz que me ama?… Que Mentira!! Você não sabe o que é amor. Você é incapaz de amar alguém. Não sabe me respeitar, cuidar de mim, ser meu amigo, meu companheiro. Nunca me enxerga. Nunca me dá valor. Só me usa para os seus próprios interesses. E quando vou embora, daí você me enxerga, e vem chorando pedir desculpas. Tanto que eu falo, que eu peço. Você acha que eu sou tonta para você pisar tanto em mim e eu continuar ao seu lado. Não mesmo! Então, foda-se as suas desculpas! Não estou aqui pra te ajudar a crescer. Estou aqui para ser amada, valorizada. Se você não enxerga isso, se não me dá valor, não sou eu que vou derreter o gelo dos seus olhos!! Seja homem porra!! Tenha respeito por você e pelos outros! Cresça!! Fui

06 | PERGUNTA

FAÇA PERGUNTAS AO OUTRO

Pergunte ao OUTRO tudo que você (EU) queira saber dele.

Exemplos

EXEMPLO:

MULHER INVISÍVEL: … (fazendo perguntas ao HOMEM DE GELO) …

O que você espera de mim?
Porque diabos você diz que me ama, me procura, se não quer me ver feliz?
Porque minha felicidade te parece algo tão insignificante?
Amor é sentir prazer em ver o outro feliz. Então porque tanta negligência, tanta indiferença?
Porque me chamar de filha, de esposa, de namorada, de amor da minha vida, se você sequer me enxerga?
Para você o meu amor e sentimentos sempre foram invisíveis?
Alguma vez você se colocou no meu lugar e tentou imaginar como eu me senti todas as vezes que você me tratou com desprezo, desamor e distância?
Por que você simplesmente não me deixou viver minha vida? Porque querer viver ao meu lado se era para fazer sofrer? Se você não me amava de verdade?
Por que tantas promessas, tantos sonhos?
Por que, quando eu já cansada de tanto sofrer vou embora, você chora pedindo desculpas e reconhece seus erros?
Se você sabe que está me maltratando, por que faz isso?

07 | RESPOSTA

RESPONDA AS PERGUNTAS

Coloque-se no lugar do OUTRO. SEJA O OUTRO. E responta as perguntas do EU.

Exemplos

EXEMPLO:

HOMEM DE GELO: Que você seja você mesma.

MULHER INVISÍVEL:  Porque diabos você diz que me ama, me procura, se não quer me ver feliz?

HOMEM DE GELO: Mas eu quero te ver feliz e te procuro porque gosto de estar perto de você.

MULHER INVISÍVEL:  Porque minha felicidade te parece algo tão insignificante?

HOMEM DE GELO: Mas eu te vejo feliz. Você não é infeliz…

MULHER INVISÍVEL:  Amor é sentir prazer em ver o outro feliz. Então porque tanta negligência, tanta indiferença?

HOMEM DE GELO: Você é livre, independentemente, resolve tudo sozinha, não sabia que meu comportamento parecia indiferente, achei que você estava bem consigo mesma.

MULHER INVISÍVEL: Porque me chamar de filha, de esposa, de namorada, de amor da minha vida, se você sequer me enxerga?

HOMEM DE GELO: Mas eu te enxergo, eu te admiro, eu queria ser como você. Tenho orgulho de te chamar de filha, de esposa, namorada, mas não me sinto digno disso muitas vezes.

MULHER INVISÍVEL: Para você o meu amor e sentimentos sempre foram invisíveis?

HOMEM DE GELO: Seu amor e sentimentos sempre foram sentidos, mas você sabe expressar amor, eu não sei, mas isso não significa que não há amor

MULHER INVISÍVEL: Alguma vez você se colocou no meu lugar e tentou imaginar como eu me senti todas as vezes que você me tratou com desprezo, desamor e distância?

HOMEM DE GELO: Sim, e me doeu muito saber que minha incapacidade de expressar meu amor te causou mágoas, mas eu não consigo ser como você e expressar amor da forma como você faz.

MULHER INVISÍVEL: Por que você simplesmente não me deixou viver minha vida?

HOMEM DE GELO: Você sempre foi livre e viveu sua vida.

MULHER INVISÍVEL: Porque querer viver ao meu lado se era para fazer sofrer? Se você não me amava de verdade?

HOMEM DE GELO: Eu não imaginei que te faria sofrer, escolhi viver ao seu lado porque me fazia bem. Eu amo de verdade, mas não expresso da mesma forma que você.

MULHER INVISÍVEL: Por que tantas promessas, tantos sonhos?

HOMEM DE GELO: Porque eu queria que tudo isso tivesse acontecido, mas fui incapaz de realizar.

MULHER INVISÍVEL: Por que, quando eu já cansada de tanto sofrer vou embora, você chora pedindo desculpas e reconhece seus erros?

HOMEM DE GELO: Porque não quero que você vá e quero que me perdoe por não ser como você, pela minha incapacidade de expressar meu amor.

MULHER INVISÍVEL: Se você sabe que está me maltratando, por que faz isso?

HOMEM DE GELO: Você é tão forte e resolvida que eu quero mostrar a minha força a você, quero chamar sua atenção, tenho medo de você perceber que me sinto fraco perto de você, quero que você me ame mesmo eu sendo assim tão fraco, com isso acabo te fazendo mal.

08 | EXPLICAÇÃO

EXPLIQUE O QUE ENTENDEU

A função do seu sofrimento é lhe alertar sobre equívocos no seu jeito de viver que estão fazendo você viver mal. Só que seu sofrimento fala sofrimentês (linguagem emocional) e entendimento é lucidez (linguagem consciente). Para entender o que seu sofrimento lhe diz, você deve traduzi-lo em palavras (linguagem consciente). Do passo 01 ao passo 07 dessa egofonia você esteve traduzindo seu sofrimento em palavras. Agora que seu sofrimento está traduzido, nesse passo 08, explique o que entendeu. Ou seja, explique a si mesmo qual é o equivoco que você está cometendo no seu jeito de viver e que está fazendo você viver mal.

Exemplos

EXEMPLO: Seu equívoco é acreditar que as pessoas não enxergam sua singularidade (universalidade), na verdade, é você que não enxerga, nem a sua e nem o outro. Você é The One (única). Assim como cada um é One (único). Abra os olhos e enxergue a universalidade do universo.

09 | MUDANÇA

MUDE SEU JEITO DE VIVER

Seu equívoco faz você viver de uma forma equivocada, o que resulta em viver mal. Agora que está ciente do seu equívoco, se aconselhe um novo jeito de viver que resulte em viver bem.

Exemplos

EXEMPLO:

Não seja: submissa a uniformidade, nem agente impositora de uniformidade.
Seja: autoísta (vivendo e deixando viver).

10 | LEMBRETE

CRIE UM LEMBRETE E UMA HASHTAG

Transforme sua proposta de mudança em um conselho. Transforme seu equívoco em um lembrete. Crie uma hashtag (#) para se lembrar de ambos quando estiver sofrendo.

Exemplos

EXEMPLO: Não seja submissa a uniformidade (matrix de padrões), nem agente impositora de uniformidade. Seja autoísta (vivendo e deixando viver). Quando estiver sofrendo, lembre-se disso, e LEMBRE-SE também, que você é The One (única). Assim como cada um é One (único). Abra os olhos e enxergue sua universalidade e a universalidade de cada One.

#para_sair_da_matrix:_abra_los_ojos

© 2020 · 1FICINA · Marcelo Ferrari